keyboard_backspace

Página Inicial

Tempo

La Niña pode atingir Santa Catarina até novembro, aponta NOAA

Fenômeno pode ser menos intenso e afetar a safra de grãos na região

WhatsApp Image 2024 10 14 at 07.30.13 Visor Notícias
Imagem ilustrativa / Freepik

O fenômeno climático La Niña, caracterizado por um resfriamento das águas do Oceano Pacífico, tem 60% de probabilidade de se desenvolver até novembro deste ano e perdurar até o início de 2025, segundo a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA).

Diferente de previsões anteriores, espera-se que o evento seja mais fraco, com impactos potencialmente menores sobre o clima global.

A NOAA ressalta uma redução na confiança das previsões, indicando que, apesar das chances de ocorrência, o La Niña pode não se estabelecer como em anos anteriores. Este fenômeno geralmente reduz as precipitações no Sul do Brasil, afetando a agricultura, especialmente o início da safra de grãos em estados como Paraná e Santa Catarina. Contudo, a região do Rio Grande do Sul poderia se beneficiar de chuvas mais regulares, favorecendo as lavouras de inverno e o plantio subsequente.

De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, o estado iniciou a primavera com precipitações abaixo do esperado, mas a expectativa é de aumento nas chuvas a partir de outubro. Ainda que o La Niña possa causar chuvas irregulares e menos frequentes, eventos de chuva intensa e temporais ainda são possíveis, exigindo monitoramento constante, especialmente nas regiões produtoras e litorâneas. Além disso, as temperaturas devem se manter acima da média histórica no próximo trimestre, segundo previsões climáticas.

*Supervisionado por Everton Palaoro

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: ND+

Sobre o autor:
Emanuele
Emanuele Azevedo
Emanuele Vitória Azevedo Dutra é estudante de Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí. Atua como assistente na redação do Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Tempo

Defesa Civil emite alerta de temporais para cidades do Litoral Norte e Vale do Itajaí

Aviso vale para as próximas duas horas e inclui risco de raios, rajadas de vento, granizo e alagamentos

Tempo

Fim de semana começa com avanço da frente fria e mar agitado em Santa Catarina

Tempo firme retorna no domingo com queda nas temperaturas à noite

Tempo

Defesa Civil emite alerta laranja para tempestades e ventos fortes em regiões de Santa Catarina

A instabilidade é provocada pela chegada de uma frente fria que avança a partir do Rio Grande do Sul

Tempo

Tempestades com ventos de até 100 km/h e alto volume de chuva causam transtornos no Rio Grande do Sul

As consequências foram sentidas em várias cidades, com registros de quedas de árvores e muros, destelhamentos, alagamentos e suspensão de aulas

Tempo

Chegada de frente fria traz risco de temporais em Santa Catarina nesta sexta-feira

O dia começa com predomínio de sol, mas entre a tarde e a noite há previsão de temporais em várias regiões

Mais notícias

Tempo

Defesa Civil emite alerta de temporais para cidades do Litoral Norte e Vale do Itajaí

Aviso vale para as próximas duas horas e inclui risco de raios, rajadas de vento, granizo e alagamentos

Saúde

Hospital de Florianópolis irá suspender atendimento materno-infantil para obras

Hospital amplia estrutura para dobrar capacidade de atendimento