keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Justiça condena 18 integrantes de facção criminosa em Gaspar

Penas pelo crime de integrar organização criminosa variam de cinco a oito anos de reclusão para cada um dos réus

imagem mostra uma sirene acesa
Foto: Imagem Ilustrativa

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Gaspar, obteve a condenação de 18 dos 22 integrantes de uma organização criminosa denunciados numa ação penal pública. É a continuidade das investigações da segunda fase da Operação Tentáculos, que começou no primeiro semestre de 2021. A primeira fase da operação – cujo processo já tramitou e envolveu condenação – teve início em março do mesmo ano.

Segundo a ação penal apresentada pela Promotora de Justiça Daniele Garcia Moritz, desde o segundo semestre de 2020 até meados de outubro do ano passado, os condenados se associaram na divisão de tarefas com a intenção de ampliar o tráfico de drogas ilícitas na região, praticar homicídios, comércio e posse de arma de fogo ilegal e munições, integrando a organização criminosa no município de Gaspar.  

Ainda de acordo com a denúncia, pela investigação, a organização criminosa usava adolescentes para a prática de crimes como tráfico de drogas e homicídio. Um dos adolescentes que supostamente participou das ações da organização foi apreendido em flagrante vendendo drogas com dois condenados na ação penal. 

Por se tratar de múltiplas ações, o Juízo imputou crime único para os 18 condenados. Eles vão responder pelo artigo 2º da Lei 12.850/13, que pune a participação em organização criminosa.  

Oito deles vão cumprir a condenação em regime fechado. Seis deles são reincidentes em diversos crimes. Dois tiveram agravante de pena por exercerem função de comando na facção. Dez condenados vão cumprir pena em regime semiaberto. Dois acusados foram absolvidos, um foi excluído do processo ainda com a ação penal em andamento e outro está foragido. 

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Segurança

Muro desaba e trabalhador fica soterrado em Bombinhas

Após cerca de 30 minutos de trabalho, a equipe conseguiu resgatar com sucesso a vítima presa

Segurança

Mulher agredida pede socorro por mensagem e é socorrida pela polícia em SC

Polícia Civil recebeu o pedido de socorro na noite de quinta-feira (09)

Segurança

Corpo de mulher em decomposição é encontrado em balsa no Sul de SC

Vítima apresentava sinais de violência e tinha o cabelo raspado

Segurança

Mulher descobre morte do companheiro pela localização de celular em SC

Jovem de 23 anos foi morto a tiros no bairro Ingleses do Rio Vermelho

Segurança

Marcas de graxa revelam esconderijo inusitado para itens roubados em SC

Policiais suspeitaram das marcas de graxa na roupa e na cabeça do criminoso

Mais notícias