keyboard_backspace

Página Inicial

Infraestrutura

Justiça aciona EMASA para adequar estação de tratamento às normas ambientais em BC

O Promotor de Justiça Isaac Sabbá Guimarães, responsável pelo caso, destacou a atenção do MPSC para responsabilizar a EMASA pela poluição do rio Camboriú

download Visor Notícias
Foto: MPSC/ Divulgação

A 5ª Promotoria de Justiça de Balneário Camboriú executou judicialmente o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado com a Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (EMASA) devido ao não cumprimento de cláusulas estipuladas no acordo de 2022. A Promotoria solicitou à Delegacia de Polícia a abertura de inquérito policial para investigar o despejo de esgoto in natura no rio Camboriú, uma questão que continua a impactar a região.

O Promotor de Justiça Isaac Sabbá Guimarães, responsável pelo caso, destacou a atenção do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) para responsabilizar a EMASA pela poluição do rio Camboriú. O processo agora está judicializado, pois a empresa não cumpriu integralmente o acordo extrajudicial.

O MPSC também requisitou à Delegacia de Polícia a abertura de um inquérito para investigar a possível responsabilidade de gestores ou técnicos da EMASA na poluição do rio. A preocupação do Ministério Público é evidenciada pela necessidade de enfrentar o impacto ambiental no rio Camboriú e na orla de Balneário.

O despejo inadequado de esgoto tem sido um desafio persistente. Mesmo com a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) projetada para tratar até 900 litros por segundo, as chuvas intensas e falhas operacionais resultaram no lançamento de dejetos no rio. A tentativa de reparo, ocorrida em agosto de 2023, não evitou danos ambientais significativos.

Das 19 cláusulas do acordo, sete não foram cumpridas, levando a Promotoria de Justiça a entrar com a ação de execução judicial do TAC. As medidas não cumpridas incluem ações como iniciar obras no novo tratamento preliminar da ETE, formalizar pedidos de Licença Prévia Ambiental e analisar o lodo existente. O MPSC busca forçar a EMASA a cumprir as obrigações estipuladas no TAC.

O prazo estabelecido para o início da operação do sistema reformado da ETE, com pelo menos dois tanques, é 1º de maio de 2023. A operação completa do novo sistema de tratamento deve ser alcançada até 1º de novembro de 2024. A EMASA deve fornecer relatórios mensais ao MPSC e a cada dois meses ao Instituto do Meio Ambiente (IMA) sobre o andamento das medidas.

A ação de execução está sob avaliação da Vara da Fazenda Pública da comarca.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Infraestrutura

Obra de macrodrenagem avança na Praia Central de Balneário Camboriú

Etapa norte recebe testes no solo e rebaixamento do lençol freático

Infraestrutura

Projeto do Parque Inundável de Camboriú avança para fase de análise do Governo Federal

Com investimento solicitado de R$ 131 milhões, proposta visa prevenir enchentes e garantir segurança hídrica para Camboriú e Balneário Camboriú

Infraestrutura

CRF Construtora inaugura Douro e reforça conceito atemporal na arquitetura de Brusque

Inspirado na elegância do Rio Douro, empreendimento marca a sexta entrega da construtora no município e fortalece expansão para Guabiruba

Infraestrutura

Nova ponte do Rio Perequê está prestes a ser liberada

Estrutura entre Itapema e Porto Belo deve ser inaugurada na próxima semana

Infraestrutura

Praia Central de BC recebe novos refletores de LED

Instalação visa restabelecer iluminação e reforçar segurança noturna

Mais notícias

Tempo

Sol entre nuvens e períodos de céu nublado marcam o domingo no Litoral Norte de SC

Previsão será de clima instável, com máxima de até 24°C

Astrologia, Edicase

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 20/04/2025

Neste domingo, haverá uma combinação de aspectos planetários que ativarão tanto desafios quanto oportunidades para os signos. As energias em jogo demandarão consciência, pois trarão lições valiosas sobre relacionamentos, propósito de vida e autoconhecimento. Para […]