keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Juiz condena organização que furtava carros de luxo e extorquia donos de revendas em SC

Grupo se dedicava a furtar veículos de revendedoras, além de extorquir das vítimas e praticar a "lavagem" dos valores obtidos

Sirene
Foto: Ilustrativa / Divulgação

A Vara Criminal da Região Metropolitana de Florianópolis condenou oito integrantes de uma organização criminosa a penas que variam entre 22 e 26 anos de prisão. Conforme a sentença, o grupo se dedicava a furtar veículos de revendedoras, além de extorquir das vítimas e praticar a “lavagem” dos valores obtidos. Foi definido o regime inicial fechado para todas as prisões — somente dois réus poderão recorrer em liberdade. Localizada em Joinville, a organização concentrava suas vítimas na Grande Florianópolis.

A investigação identificou uma sequência de furtos de veículos ocorridos em 2019, em revendedoras de Florianópolis e Palhoça. Todos os alvos eram modelos de luxo da montadora sul-coreana Hyundai. Os criminosos levavam os carros para a região de Joinville, conforme verificado no processo, onde cometiam a extorsão aos donos dos estabelecimentos ao cobrar valores para devolução dos carros. Os contatos ocorriam por WhatsApp e ligações telefônicas, com ameaças de destruição dos veículos e de que as revendas seriam incendiadas. As extorsões também envolviam ameaças aos familiares das vítimas.

Segundo a denúncia, o grupo era dividido e estruturado de forma que cada acusado exercia uma atividade e pertencia a um núcleo específico. Parte dos acusados era responsável por furtar os carros e levá-los até Joinville. Outros realizavam a extorsão das vítimas para devolução dos automóveis, enquanto os demais ficavam encarregados pela distribuição, dissimulação e ocultação dos valores obtidos com as extorsões.

“Após a investigação, ficou evidenciado que se tratava de uma organização criminosa que, além dos furtos e extorsões, praticava o crime de lavagem dos valores obtidos”, aponta a sentença. A participação dos acusados na organização se confirmou por meio dos depoimentos de policiais e das vítimas, provas obtidas em diligências, perícias nos celulares apreendidos, cumprimento dos mandados de busca e apreensão e laudos periciais.

“Trata-se, conforme comprovado, de uma organização criminosa estabelecida entre os acusados […], uma vez que houve o cometimento dos crimes em prol dessa organização criminosa, sendo que todos os acusados são beneficiados pelas práticas criminosas, cada qual com sua responsabilidade dentro da associação constituída”, reforça a sentença.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Segurança

Adolescente é espancado e torturado em escola particular de SC

Advogado defende que os dirigentes da escola sejam criminalmente responsabilizados por omissão

Segurança

Homem morre após cair em silo em SC

Jovem chegou a ser socorrido, mas não resistiu

Segurança

Operação interestadual recupera computador furtado em aeroporto de SC

Criminosos foram presos em flagrante ao desembarcarem em São Paulo

Segurança

Homem morre carbonizado em acidente de trânsito em SC

Acidente ocorreu por volta das 13h30 deste sábado (18)

Segurança

Mãe e filhas pulam janela para fugir de homens armados

"Eu ouvi vozes dentro da casa e, imediatamente, pulei pela janela com minhas filhas"

Mais notícias

Tempo

Governo de SC acionará grupo de respostas rápidas a eventos extremos

Expectativa é que nas próximas horas a frente fria comece a avançar em direção ao Norte

Tempo

Rio Itajaí-Mirim extravasa e pode passar de seis metros

Segundo a Defesa Civil, outros dois picos podem acontecer à meia-noite e às 5h da madrugada do domingo (19)