keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Joinville é a sétima cidade que mais gerou empregos no país em 2019

Em 2019 o município também se consolidou na segunda posição de abertura de novas empresas com 71.386 CNPJs ficando atrás de Florianópolis com 86.345

A cidade do Norte de Santa Catarina fechou o ano de 2019 com saldo positivo de vagas formais de trabalho. Foram criados 6.656 novos empregos com base nos dados ajustados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado nesta sexta-feira, 24, pela Secretaria de Trabalho da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia. Os números colocam o município na sétima posição do país com maior geração de vagas depois de São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Brasília, Manaus e Barueri.

A Associação Empresarial de Joinville (ACIJ) avalia os números de forma positiva. “É uma boa notícia porque demonstra que a economia começou a reagir. O aumento de vagas no setor de serviços, comércio e a recuperação da construção civil irão refletir no aumento da confiabilidade dos empresários para aportar investimentos”, pondera o presidente da entidade, João Joaquim Martinelli.

Em 2019 o município também se consolidou na segunda posição de abertura de novas empresas com 71.386 CNPJs ficando atrás de Florianópolis com 86.345. “Os dados do Caged são referentes às vagas contratadas pelo regime de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), mas Joinville é a segunda cidade que mais abriu empresas no ano passado”, complementou Martinelli.

Terceira posição na geração de emprego

Santa Catarina também fechou o ano com números positivos e terceiro Estado que mais gerou emprego no país: 71.406 novos postos de trabalho criados em 2019. São Paulo ficou com a primeira colocação com a geração de 184.133 vagas e em segundo Minas Gerais com 97.720. Os dados de Santa Catarina mostram desempenho acumulado de 1.067.335 admissões e 995.929 desligamentos. Considerado os dados ajustados, o mercado de trabalho catarinense registrou um crescimento de 3,56%.

No Brasil, o saldo de 2019 foi o melhor dos últimos seis anos com a criação de 644.079 novos empregos. Os números absolutos confirmam 115 mil postos a mais do que o registrado em 2018. Oito setores da economia registraram crescimento, com destaque ao setor de serviços, comércio e, principalmente, a recuperação das vagas na construção civil, 71.115.

Números ajustados do Caged

Brasil: 644.079
São Paulo (SP): 80.831
Belo Horizonte (MG): 22.703
Curitiba (PR): 19.325
Brasília (DF): 16.241
Manaus (AM): 10.458
Barueri (SP): 7.546
Joinville (SC): 6.656
São Luis (MA): 6.475

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Economia

Santa Catarina registra o melhor desempenho em exportações de carnes dos últimos 28 anos

Entre janeiro e abril, o estado embarcou 677,6 mil toneladas de carnes, incluindo frango, suínos, perus, patos, marrecos e bovinos, com receita de US$ 1,47 bilhão

Economia

SC alcança no primeiro quadrimestre de 2025 o melhor resultado nas exportações de carnes em 28 anos

Principais destinos da carne de frango catarinense no período foram Países Baixos, Arábia Saudita, China e Japão

Economia

Santa Catarina busca aumentar exportações e atrair investimentos em meio à disputa comercial entre China e EUA

Com a disputa comercial, o estado pode aumentar as exportações, ganhar novos mercados e impulsionar a competitividade

Economia

Santa Catarina domina produção nacional de moluscos após regularizar a maricultura

Estado responde por 97% da maricultura nacional e avança na legalização de fazendas marinhas, fortalecendo renda e preservação ambiental

Economia

Governador de SC desta potencial logístico e oportunidades de parcerias em missão nos EUA

Jorginho Mello liderou nesta segunda-feira (12) a abertura da missão catarinense nos Estados Unidos com o objetivo de atrair investimentos ao estado

Mais notícias

Segurança

Dois homens são presos com maconha e mais de R$ 2 mil no Litoral Norte de SC

Nas casas dos suspeitos foram localizados mais de 1,2 kg de maconha, uma balança de precisão e anotações do tráfico

Segurança

Vídeo mostra momento em que cobra ataca idoso de 98 anos na varanda de casa

Ao notar a cobra, o idoso tenta se afastar, mas acaba caindo de costas