Um jogador de futebol teria sido o doador do coração ao apresentador Fausto Silva, o Faustão. As informações, divulgadas pelo Portal R7, revelaram uma entrevista concedida por José Pereira da Silva, pai de Fábio Cordeiro, ao Balanço Geral da Record TV.
José Pereira mencionou que tudo aponta que o coração do filho, que faleceu em decorrência de um AVC no Litoral de São Paulo, foi transplantado para o apresentador. “Pelo horário, por tudo. Nós ficamos até contentes, porque o Faustão foi muito prestativo”, expressou José.
Fábio, conhecido entre os colegas como Esquerdinha, sofreu um AVC na última quarta-feira (23), enquanto trabalhava como azulejista em um apartamento. Ele estava sozinho e só foi encontrado no dia seguinte (24) pela equipe que prestava serviços com ele na obra.
Ainda consciente, mas com o lado direito do corpo paralisado, o atleta foi levado à Casa de Saúde de Santos, onde passou por uma cirurgia no cérebro. Fábio teve morte cerebral confirmada na manhã de sábado; a família, então, decidiu doar seus órgãos.
Segundo o Hospital Albert Einstein, a unidade foi acionada pela Central de Transplantes do Estado na madrugada de domingo, “quando foi iniciada a avaliação sobre a compatibilidade do órgão, levando em consideração o tipo sanguíneo B”.
Quem era o jogador?
Fábio era morador de Mongaguá, também na Baixada Santista, e era apaixonado por futebol. Ele atuou em vários clubes de futebol amador da região. Como jogava do lado esquerdo, foi apelidado pelos colegas de “Esquerdinha”.
Familiares contaram que, há cerca de um mês, ele havia dado uma pausa no futebol para fazer exames médicos, pois tinha passado mal em algumas partidas. Os testes não apontaram nada, e ele voltou a jogar. Sua última partida aconteceu no domingo anterior à sua morte (20).
Faustão ficou na fila do SUS
No início de agosto, Faustão estava no hospital de São Paulo e ocupava a segunda posição na fila de transplantes do SUS. Com a recusa do primeiro paciente, o hospital foi notificado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo. A compatibilidade do órgão foi verificada, levando em conta o tipo sanguíneo B do apresentador. Após a operação bem-sucedida, o último boletim do hospital confirmou que Faustão permanece na UTI para observação e monitoramento.
No mais recente comunicado do Hospital Albert Einstein, a equipe médica atualizou o público sobre o estado de saúde do apresentador. Ele permanece intubado na UTI, mas seu quadro é estável. “As funções do coração estão de acordo com o esperado para as primeiras 24 horas”, informou o boletim.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.