Moradores de Jaraguá do Sul levaram um susto ao se deparar com uma jararaca, uma das cobras mais venenosas do Brasil, vagando por uma rua movimentada da cidade na noite passada. O biólogo da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), Gilberto Ademar Duwe, foi prontamente chamado para resgatar o animal.
A serpente foi encontrada por volta das 19h20, causando alarde entre os pedestres e motoristas. Gilberto agiu rapidamente para garantir a segurança tanto da jararaca quanto das pessoas no local.
Em um vídeo compartilhado nas redes sociais, o biólogo explicou que o aparecimento da cobra em locais urbanos é incomum e provavelmente foi resultado de desorientação do animal. “Ela estava bem tranquila, então foi fácil fazer a captura”, disse Gilberto no vídeo. Após a captura, a jararaca foi devolvida a um habitat natural adequado, longe da área urbana.
Precauções e curiosidades sobre a jararaca:
- Habitat e comportamento: Jararacas normalmente habitam áreas florestais e são raramente vistas em áreas urbanas, o que sugere um deslocamento acidental.
- Importância ecológica: Além de controlar populações de roedores e outros pequenos animais, a jararaca é vital para o ecossistema local.
- Cuidados médicos: A peçonha da jararaca é usada para desenvolver medicamentos importantes para tratamentos cardíacos e circulatórios.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.