keyboard_backspace

Página Inicial

Tempo

Janeiro foi considerado o mês mais quente da história do planeta

Em Santa Catarina, algumas cidades tiveram sensação térmica de 52ºC

sol e calor em sc 20180129 2010664475 Visor Notícias
Foto: Divulgação

O primeiro mês de 2022 foi arrasador no clima sob vários aspectos na América do Sul. Houve tragédias devido à situação de desastre deflagrada pelo excesso de chuva no Centro do Brasil e com uma onda de calor extremo e histórico que quebrou recordes em parte do Conesul.

Estudos recentes apontam que os últimos anos foram os mais quentes da história do Planeta e neste contexto a avaliação de janeiro não poderia ser outra a não ser de mais um mês que se soma a este prolongado período de anomalias positivas na temperatura média Global.

Na análise mensal dos dados medidos de temperatura do ar em todo o Planeta, o Copernicus, programa de observação da Terra da União Europeia, concluiu que janeiro de 2022 é o sexto mais quente que se tem registro. A média global calculada no mês foi de 0,28°C mais alta que o normal.

Essa avaliação considera o período de janeiro entre os anos de 1991-2020. E por apenas 0,3ºC não foi mais quente que janeiro de 2016 e 2020, campeões na escala de aquecimento na história do Planeta. Nós, gaúchos, sentimos parte desse calor histórico em, praticamente, metade de seus dias e tardes com marcas ao redor de 40°C.

O levantamento indicou que, apesar de registrar marcas mais baixas que a média na maior parte da França, Nordeste da Espanha e em parte do sul da Grécia e na Turquia, a temperatura ficou acima da média na maior parte da Europa.

Na Alemanha, Europa Oriental, Rússia, Escandinávia, no norte do Reino Unido e na Irlanda, a temperatura ficou acima da média de 1991-2020. A onda de calor excepcional na América do Sul levou a Argentina e o Brasil a terem marcas superiores a 40°C, com marcas de 45°C em alguns pontos e com estabelecimento de mais de 75 recordes de temperatura só na Argentina.

Em parte do Centro e Norte do Brasil, os muitos dias de nebulosidade e chuva frequente seguraram a temperatura, até ficou ligeiramente abaixo do normal para o mês. O oeste da Groenlândia e uma parte da Antártida também tiveram temperaturas acima da média. Embora para o mês como um todo, a Austrália Ocidental tenha tido apenas uma pequena anomalia positiva de temperatura em relação a média de 1991-2020, Onslow, Austrália, teve a sua temperatura mais alta já registrada de 50,7°C.

Por outro lado, estava mais frio que a média no leste do Canadá e no leste dos Estados Unidos em parte devido ao frio intenso que chegou com tempestades de neve no fim do mês. Grande parte do norte e sul da África, Brasil, Índia e sul da Austrália também experimentaram temperatura mais baixa do que a média.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: MetSul

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Tempo

Sol entre nuvens e períodos de céu nublado marcam o domingo no Litoral Norte de SC

Previsão será de clima instável, com máxima de até 24°C

Tempo

Chuva intensa alaga ruas e surpreende moradores de Joinville

Previsão era de até 20 mm, mas cidade registrou 85 mm em uma hora; Defesa Civil atendeu queda de muro e alerta para risco em áreas alagadas

Tempo

Defesa Civil emite alerta para risco de temporais neste sábado em SC

Chuva intensa, ventos fortes e granizo podem atingir regiões do centro, leste e norte do estado

Tempo

Frente fria traz temporais e frio no fim de semana em SC

Fim de semana terá instabilidade, ventos fortes no litoral e avanço de massa de ar frio

Tempo

Frente fria provoca chuva e rajadas de vento neste sábado em Santa Catarina

Previsão indica pancadas com trovoadas e mar agitado

Mais notícias

Tempo

Sol entre nuvens e períodos de céu nublado marcam o domingo no Litoral Norte de SC

Previsão será de clima instável, com máxima de até 24°C

Astrologia, Edicase

Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 20/04/2025

Neste domingo, haverá uma combinação de aspectos planetários que ativarão tanto desafios quanto oportunidades para os signos. As energias em jogo demandarão consciência, pois trarão lições valiosas sobre relacionamentos, propósito de vida e autoconhecimento. Para […]