keyboard_backspace

Página Inicial

Animal

Jacaré é tratado e devolvido à natureza pela equipe do Oceanic Aquarium

O animal foi encontrado em uma praia de Florianópolis após ser baleado e ficou bastante machucado

Jacaré resgatado grupo oceanic
Divulgação

O réptil foi carinhosamente apelidado de Juca pelos profissionais que cuidaram dele. Há dois meses o jacaré de papo amarelo e 1,50m de comprimento foi trazido para Balneário Camboriú na esperança de ser tratado e recuperar a saúde física. O Juca foi encontrado em Florianópolis, na Praia da Daniela, lugar conhecido por ter jacarés e outros animais em vida livre. Mas alguém maltratou o animal e desferiu tiros contra ele.

A pata direita traseira ficou bastante machucada. A Polícia Militar Ambiental da capital encontrou o jacaré, como o Centro de Triagem não tinha condições de cuidar dele, o IMA – Instituto do Maio Ambiente – entrou em contato com o Oceanic Aquarium. Prontamente nossa equipe aceitou mais esse desafio. E ele foi transportado da capital para o Setor Extra do aquário em BC.

Imagem do WhatsApp de 2023 01 26 as 14.12.35 Visor Notícias

“O Juca, como apelidamos, chegou aqui anêmico, com uma severa infecção sanguínea. Perdeu muito sangue, estava muito magro, desidratado e bastante debilitado”, conta médica veterinária Juliana Formágio, do Oceanic Aquarium.
Foram necessárias duas semanas intensas de tratamento para que o réptil começasse a reagir.

Ele tomou antibióticos e outros remédios necessários para a reabilitação. Todos os dias os curativos foram trocados e quando o tratamento medicamentoso foi encerrado, o jacaré continuou no Setor Extra sendo alimentado até o tingir o peso necessário.

Então em dois meses ele estava pronto para voltar à vida selvagem. Na última semana foi levado de volta a Florianópolis e solto em uma reserva de manguezal próxima a Praia da Daniela.

Imagem do WhatsApp de 2023 01 26 as 14.12.34 Visor Notícias

“Chegando lá o Juca já foi indo para o mato, totalmente recuperado e saudável, pesando 15kg. Foi um grande desafio para nossa equipe reabilitar o jacaré que estava tão debilitado e com poucas chances de sobreviver. Mas no final deu tudo certo e somos gratos por mais essa oportunidade, de ajudar um animal a ficar bem e voltar para o seu habitat natural”, comemora Juliana.

Esse é o segundo jacaré cuidado, tratado e recuperado pela equipe do Oceanic Aquarium. Em setembro de 2020, uma fêmea, a Cuca, em situação parecida veio da capital para cá e depois de reabilitada voltou para a natureza.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Animal

Serpente exótica é encontrada em garagem em Itajaí

Animal foi identificado como espécie norte-americana e levado ao zoológico de Balneário Camboriú

Animal

Briga de marmotas causa engarrafamento na China

Conflito entre animais interrompeu o trânsito e viralizou nas redes; veja o vídeo

Animal

Conheça as curiosidades das mamães do reino animal presentes no Oceanic Aquarium

No Dia das Mães, Oceanic Aquarium destaca os incríveis instintos maternos de pinguins, tubarões, polvos e outras espécies

Animal, Segurança

Cobra de 2 metros é encontrada em estacionamento de faculdade

Após o resgate, o animal foi devolvido ao seu habitat natural, em uma área de preservação ambiental adequada para a espécie

Animal

Cachorro é resgatado após ficar seis dias preso em penhasco na Serra de SC

O animal, chamado Barão, estava em uma área de difícil acesso, entre os municípios de Urupema e Rio Rufino, e foi localizado apenas pelos latidos

Mais notícias

Segurança

INSS notifica nove milhões de aposentados e pensionistas sobre descontos suspeitos no benefício

Aposentados e pensionistas devem informar se autorizaram os descontos para receber ressarcimento

Segurança

Incêndio destrói duas estufas de fumo no Alto Vale

Fogo atingiu estufas e parte de um galpão; bombeiros e moradores atuaram para evitar maiores prejuízos