Itapema começou 2025 liderando a geração de empregos na construção civil em Santa Catarina. Nos dois primeiros meses do ano, o município abriu 1.027 novas vagas no setor, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), atualizados na última semana com os números de fevereiro.
O desempenho coloca a cidade no topo do ranking estadual e na segunda posição da região Sul do país, atrás apenas de Curitiba, que registrou 1,7 mil novos postos no segmento. Joinville, maior cidade catarinense, aparece na terceira posição no Estado, com 410 vagas abertas.
Desde a adoção da atual metodologia do Caged, Itapema se mantém entre os destaques do setor no Estado. O município foi vice-líder em 2020 e 2021, quarto colocado em 2022 e assumiu a liderança em 2023 e 2024. Em cinco anos, a cidade passou da oitava para a segunda posição no número total de trabalhadores na construção civil em Santa Catarina.
No início de 2020, o município tinha 4,8 mil trabalhadores no mercado formal do setor. Hoje, são 10,3 mil, atrás apenas de Joinville, que conta com 11,1 mil contratados. A cidade litorânea, que tem 83,3 mil habitantes e ocupa a 18ª posição em população no Estado, continua ampliando sua importância no cenário da construção civil catarinense.
No total, Santa Catarina registrou a criação de 8,1 mil empregos na construção civil no primeiro bimestre de 2025, ficando atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais no ranking nacional.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.