Iniciativa busca lares temporários para crianças afastadas judicialmente por risco social
A cidade de Itapema está com inscrições abertas para o Programa Família Acolhedora, desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social em parceria com o Instituto Vida Plena. A iniciativa oferece acolhimento temporário a crianças e adolescentes afastados judicialmente de suas famílias por situações de negligência, violência ou abandono.
Diferente da adoção, o acolhimento é provisório e visa garantir proteção e estabilidade emocional até que o retorno ao convívio familiar ou a adoção definitiva seja possível. As famílias acolhedoras recebem apoio técnico, acompanhamento psicológico e um auxílio financeiro para ajudar nos cuidados com os acolhidos. Atualmente, cerca de 15 crianças estão em abrigos institucionais em Itapema, aguardando a chance de viver em um lar temporário.
Para participar, é necessário ter mais de 21 anos, residir em Itapema há pelo menos seis meses, comprovar renda, não ter antecedentes criminais e estar emocionalmente disponível para o cuidado. Todos os formatos familiares são aceitos. O processo inclui entrevistas, visita domiciliar e capacitação com nove encontros. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (47) 9187-2628 ou diretamente na Secretaria de Assistência Social, na Rua 316, nº 643, Meia Praia.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.