keyboard_backspace

Página Inicial

Esportes

Itajaí Vôlei apresenta atletas para disputa da Superliga B 2020

A equipe reúne nomes com experiência em pódio, inclusive entre as atletas mais jovens, podendo colocar Itajaí entre os favoritos da temporada 2020

9478aa4e6cd261b023f3e595e1aa4e88 Visor Notícias

O torcedor itajaiense pode vibrar com gosto: tem ouro olímpico representando o município na Superliga B do Vôlei nacional. A escalação integra atletas consagradas internacionalmente com novos nomes, mas que também estão acostumadas com o pódio, trazendo a garra e o vigor da juventude para a mistura. A equipe foi apresentada nesta quarta-feira, dia 22, no auditório da Amfri, e parte para a temporada da Superliga B 2020 com o objetivo de conquistar uma vaga na elite nacional do voleibol feminino. 

O principal nome é o da capitã e ponteira Wélissa de e Souza Gonzaga, a Sassá. Aos 37 anos, a atleta traz para a equipe a experiência em competições importantes. Foi ouro nos Jogos Mundiais Militares realizados neste ano na China; por cincos vezes também foi ouro no Grand Prix; tem a prata de dois Campeonatos Mundiais e de um Pan-Americano. Além de carregar no peito a marca da medalha de ouro dos Jogos Olímpicos de 2008. 

Mas não é apenas Sassá que traz para a equipe um currículo capaz de animar a torcida. Como ponteiras foram escaladas Natália Danielski, campeã Juvenil e da Copa São Paulo Adulto, em 2018; Ana Beatriz Magnabosco, a Bia, campeã dos Jogos Regionais e vice-campeã dos Jogos Abertos, em 2018, no estado de São Paulo; Lohayne Endres, campeã dos Jogos Regionais e 2º lugar dos Jogos Abertos de São Paulo, em 2019; e Ilisandra Paula Klein, a Pully, que últimas quatro temporadas atuou na Hungria, Grécia, Espanha e Tailândia.

As levantadoras do Itajaí Vôlei são Maynara Rossi, que já representou os times de São Caetano e Amparo; Yasmin Fonseca, campeã do Campeonato Paulista juvenil; e Thayná Ferreira de Moraes, medalha de bronze do Campeonato Brasileiro, participante de oito temporadas da Superliga e uma Liga B. Entram em quadra como líberos: Brunna Shigueno, bicampeã mineira e vice-campeã da Copa Herbalife em Lima, no Peru; e Juliana Paes Filippelli, campeã mundial Sub-23, em 2015, à frente da Seleção Brasileira e prata na Superliga, em 2014.

As centrais escaladas para a competição são Yvea Bastos Gomes dos Santos, bronze no Campeonato Estadual Paulista Sub-21, em 2018 e tricampeã Sul-Americana em 2013, 2014 e 2016; Emanuella Fenicchia, campeã do Open de Vôlei e atleta destaque em 2014; Emanuelle dos Santos, conhecida como Manuzona, campeã da Taça Paraná em 2014 e bronze no Campeonato Paranaense em 2019; além de Leticya Franco de Souza Paulo, medalha de ouro, prata e bronze em edições do Campeonato Paulista. A escalação termina com a oposta Letícia Bonardi Cordeiro, vice-campeã no Campeonato Bósnio em 2019, bronze da Liga B em 2016 e vice-campeã da Liga B em 2015.

A equipe recebe apoio do Município de Itajaí por meio da Fundação Municipal de Esportes e Lazer (FMEL). O diretor executivo da FMEL, Paulo Rogério Maes Júnior, representou o prefeito Volnei Morastoni no evento de apresentação da equipe e revelou a expectativa de que o Itajaí Vôlei consiga alcançar o topo da Superliga B. “Itajaí sempre teve um carinho especial pelo voleibol. Com o time, que mescla novos nomes na modalidade e atletas consagradas, como Sassá, a cidade vai ser referência no naipe feminino. A equipe possui um currículo bom e, assim, já é vencedora”, declarou. 

Comissão técnica experiente nas quadras dentro e fora do Brasil 

Escalado para treinar a equipe, Cássio Leandro das Neves estreia no papel de técnico. Como jogador, subiu ao primeiro lugar do pódio da Liga Mundial e por cinco vezes foi campeão da Superliga Nacional. Atuou como auxiliar técnico na temporada 2018/2019 e também está com garra para desempenhar um bom papel na liderança da equipe. 

No suporte técnico das atletas, Cássio conta com o reforço do preparador físico Itamar Schumacher, atleta confederado desde 1994 e campeão do Mundial Master, em Espinha (Portugal), pelo SCPR em 2019. Além da fisioterapeuta Mayane dos Santos Amorim, mestre em Fisioterapia pela Universidade Estadual de Santa Catarina (UFSC). Mayane atuou como voluntária para times da região durante a superLiga B nas temporadas de 2016/2017 e 2018/2019. 

O Itajaí Vôlei é presidido por Elisângela Oliveira, medalhista olímpica pela seleção brasileira em Sidney (2000), na Austrália, e uma das maiores pontuadoras da história da Superliga nacional. Ao lado dela, como supervisora da equipe, está a voleibolista Ana Paula Lopes Ferreira, a Fofinha, com experiência em clubes nacionais e internacionais e que conquistou medalhas importantes em todas as categorias de base da seleção brasileira.

“Santa Catarina possui muitas atletas qualificadas, mas algumas optam por não ficar no estado por falta de amparo para os times. O Itajaí Vôlei vem para mudar essa realidade. Nossas jogadoras são jovens, mas estão em contato com campeãs conhecidas do povo. O voleibol feminino chega na cidade para agregar e servir como exemplo positivo, inclusive para crianças que irão se identificar com a prática esportiva”, comentou a presidente Elisângela.

Estreia no sábado, dia 25 

O Itajaí Vôlei faz sua estreia na Liga B no dia 25 de janeiro contra o ACV/PMC/Chape/Uno, de Chapecó. As equipes se enfrentam em Itajaí, no Ginásio de Esportes Ivo Silveira, no bairro Fazenda, a partir das 18h30min. Até 7 de março, acontece a fase classificatória. As quartas de finais e semifinais iniciam logo em seguida e seguem até abril. A final está prevista para o dia 11 de abril, às 21h30min, com transmissão ao vivo pela SportTV.

Os ingressos para a estreia já estão à venda pelo site Sympla (bit.ly/38meEZU) ou podem ser adquiridos direto na bilheteria do Ginásio de Esportes Ivo Silveira, no Fazenda, antes da partida, às 17 horas. Os valores dos ingressos são R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada), para crianças de 6 a 12 anos, estudantes, professores e pessoas acima de 60 anos. Crianças até cinco ano não pagam. 

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Esportes

CBF terá nova eleição na véspera da chegada de Ancelotti

Pleito foi convocado após novo afastamento de Ednaldo Rodrigues e ocorrerá antes da chegada do técnico à Seleção Brasileira

Esportes

Ex-zagueiro Lúcio sofre queimaduras e está internado em Brasília

Pentacampeão com a Seleção, ex-jogador está consciente e em tratamento

Esportes

Brasil tem dois atletas entre os 50 mais bem pagos do mundo

Cristiano Ronaldo lidera o ranking da Forbes, com Stephen Curry, estrela da NBA, na segunda posição

Esportes

Inter vence o Nacional por 2 a 0 e fica em segundo no grupo F da Libertadores

Gols de Ricardo Mathias e Braian Aguirre garantem vitória fora de casa pela 5ª rodada

Esportes

Surfista catarinense vence categoria sub-14 do Campeonato Brasileiro de Surf e garante vaga no Mundial ISA 2026

Patrocinada pela ZAH Empreendimentos, a jovem atleta se destaca como uma das promessas do surfe nacional

Mais notícias

Segurança

Demolição da estátua bebezão na BR-470 gera comoção nas redes sociais

Estátua de sete metros virou ponto de referência e foi demolida após 20 anos

Segurança

Caminhoneiro morre após tombar carreta na BR-470 em SC

Vítima ficou presa entre a cabine e o solo