keyboard_backspace

Página Inicial

Infraestrutura

Itajaí receberá nova maternidade com investimento do Ministério da Saúde

No total, 36 novas maternidades serão erguidas em 21 estados brasileiros, com um investimento de R$ 4,76 bilhões

design horizontal 70 Visor Notícias
Imagem ilustrativa

Com um investimento de R$ 4,76 bilhões provenientes do Novo Plano de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) na área da saúde, o Ministério da Saúde vai construir 36 novas maternidades em 21 estados brasileiros. Em Santa Catarina, essa medida beneficiará o município de Itajaí. Estabelecimentos de saúde estão sendo transformados em estruturas de excelência, tornando-se referência não apenas em infraestrutura física, mas também em um modelo assistencial focado em boas práticas e na humanização do atendimento à população pelo SUS.

Os empreendimentos impactarão mais de 26 milhões de mulheres, ao proporcionarem até 583 mil atendimentos por ano e se somarão a uma série de outras iniciativas do governo federal destinadas à melhoria das condições de vida das mulheres e saúde das crianças. As maternidades serão localizadas, prioritariamente, em macrorregiões de saúde com maiores índices de mortalidade materna e com necessidade de leitos.

Estrutura

De acordo com Mirela Pessatti, arquiteta responsável pelos projetos, serão construídos estabelecimentos de saúde de média e alta complexidade que prestarão assistência à gestante, puérpera e ao recém-nascido. As unidades serão divididas em porte 1, com 8.200m² e capacidade para até 100 leitos; e porte 2, com 10.150m² e capacidade para até 150 leitos.

As maternidades ofertadas serão de alto risco e contemplarão os seguintes setores assistenciais: centro de parto normal intra-hospitalar; ala de suítes de pré-parto, parto e pós-parto; centro cirúrgico e obstétrico; alojamentos conjuntos; quartos de internação de alto risco; unidade de terapia intensiva neonatal; unidade de cuidados intermediários; unidade de canguru; unidades de terapia intensiva materna; suítes de expectação para mulheres em situações emergenciais; áreas privativas para mulheres vítimas de violência; unidade de urgência e emergência; diagnóstico por imagem com radiologia; tomografia; ultrassonografia; cardiotocografia; laboratório de análises clínicas; áreas de apoio técnico; banco de leite; apoio logístico e administrativo; além de um ambulatório e casa da gestante bebê e puérpera.

“O objetivo é priorizar o atendimento humanizado e a privacidade da mulher, desde as gestantes de risco habitual até as de alto risco e, principalmente, as que necessitam de um cuidado maior, como as vítimas de violência”, afirma Mirela. “Estamos mudando paradigmas, ao oferecer um modelo assistencial focado em boas práticas e na humanização da atenção aos partos e nascimentos. Serão serviços de incorporação tecnológica importantes, saúde digital, ensino e pesquisa”, explica o secretário adjunto de Atenção Especializada à Saúde (Saes), Nilton Pereira Júnior.

*Supervisionado por Everton Palaoro

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Lucas
Lucas Koerich
Lucas Pasetto Koerich é jornalista formado pela Universidade do Vale do Itajaí. Já trabalhou com marketing e está no jornalismo desde 2023. Tem familiaridade com o jornalismo esportivo. Atua no Visor Notícias desde que entrou como estagiário.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Infraestrutura

Abastecimento de água em Porto Belo é temporariamente interrompido

A paralisação ocorreu devido a uma falha em um dos equipamentos da rede de distribuição da Estação de Tratamento de Água do município

Infraestrutura

Governo apresenta plano para ampliar Porto de Itajaí

Reunião na FIESC detalha investimentos em infraestrutura portuária que prometem reforçar competitividade e impacto na economia de SC

Infraestrutura

Começa obra de nova ponte no Bairro Várzea em Itapema

Estrutura antiga foi comprometida pelas fortes chuvas de janeiro deste ano

Infraestrutura

Ducha com tecnologia que utiliza água do mar é instalada na Praia Central de Balneário Camboriú

O modelo é um projeto-piloto e pode substituir os chuveiros tradicionais da Orla da Praia Central

Infraestrutura

Obras da galeria de macrodrenagem avançam na Praia Central de Balneário Camboriú

O projeto, que tem como objetivo melhorar a drenagem urbana da cidade, já conta com as primeiras peças instaladas na etapa norte da galeria

Mais notícias

Geral

Mancha de óleo em rio preocupa moradores e ameaça espécies marinhas

Óleo vazou de um tanque com aproximadamente 20 mil litros de diesel

Mundo

Veja imagens da missa e dos rituais que marcam o primeiro dia do conclave para escolha do novo papa

Um total de 133 cardeais de diversas partes do mundo se reúnem na Capela Sistina para conduzir o processo de eleição do novo líder da Igreja Católica