keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Itajaí e BC estão entre as cidades com mais furtos de energia elétrica em SC

Florianópolis lidera com 1.472 ocorrências de "gato" no ano passado, segundo a Celesc

Florianopolis e a cidade de SC com mais furtos de energia eletrica veja o ranking 944x531 1 Visor Notícias
Foto: Divulgação

Florianópolis registrou o maior número de furtos de energia elétrica, conhecidos como “gatos”, em Santa Catarina no ano de 2023. Segundo dados da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), a capital catarinense contabilizou 1.472 ocorrências, representando 6,8% do total de 21.443 casos registrados no estado. Esse índice coloca Florianópolis à frente de cidades como Joinville, que teve 881 casos, seguido por Criciúma com 724, Itajaí com 644, e São José com 606.

Os 10 municípios de SC com mais ocorrências de “gato” em 2023
Florianópolis – 1.472 ocorrências
Joinville – 881 ocorrências
Criciúma – 724 ocorrências
Itajaí – 644 ocorrências
Palhoça – 606 ocorrências
Sao José – 564 ocorrências
São Francisco do Sul – 533 ocorrências
Jaraguá do Sul – 491 ocorrências
Balneário Camboriú – 444 ocorrências
Lages – 355 ocorrências

A Celesc observou um aumento na quantidade de energia perdida devido a furtos ao longo do último ano. No primeiro trimestre deste ano, 1,47% do total de energia distribuída foi perdido, um aumento em relação ao quarto trimestre de 2023, que registrou 1,22%, e ao terceiro trimestre, com 1,16%. Esses “gatos” não apenas representam perdas financeiras significativas para a empresa, mas também implicam custos adicionais para os consumidores regulares, que enfrentam um aumento tarifário para cobrir as perdas.

Para combater essa prática ilegal, a Celesc está intensificando suas ações de fiscalização e regularização de unidades consumidoras. A empresa também promove a conscientização sobre o impacto negativo dos furtos de energia e encoraja a população a denunciar qualquer suspeita de fraude. As denúncias podem ser feitas anonimamente pelo site da Celesc ou pelo telefone 0800 048 0196. Identificar um “gato” pode ser feito observando discrepâncias no consumo registrado no medidor de energia após desligar todos os aparelhos elétricos da residência.

Fonte: NSC

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo Schneider
Carlos Eduardo Schneider é jornalista profissional (DRT/RS: 13.697) desde 2008, tendo atuado em assessorias de imprensa governamentais, de prefeituras, câmaras de vereadores e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, além de jornal impresso e rádio do Vale do Taquari/RS. Schneider também é especialista em Comunicação e Marketing Estratégico desde 2018.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Unipraias moderniza bondinhos com design da Pininfarina

Parque fecha até junho para instalar 42 novas cabines com tecnologia sustentável e assinatura do estúdio italiano ligado à Ferrari

Geral

Morre Celso Luiz Brittes, dono do Barco Príncipe de Joinville

Empresário tinha 71 anos e estava internado em hospital particular; ele deixa esposa, três filhos e um legado no turismo náutico de SC

Geral

Santa Catarina tem menor índice de tuberculose e brucelose do país

Estado já possui 3.479 propriedades certificadas livres das doenças

Geral

Gigante de alimentos investirá R$ 216 milhões em Santa Catarina

Anúncio foi feito nesta terça-feira (6), durante cerimônia oficial com a presença do governador Jorginho Mello

Geral

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 20 milhões nesta terça

Apostas podem ser feitas até as 19h; sorteio será transmitido ao vivo pelo canal da Caixa no YouTube

Mais notícias

Segurança

Bombeiros suspendem buscas por possível afogamento em praia de Palhoça

Equipes atuaram por dois dias na Praia de Cima, na Pinheira, mas não encontraram vestígios da suposta vítima

Segurança

Homem é preso após furtar porta de alumínio em Balneário Camboriú

Suspeito foi flagrado tentando se esconder com o objeto na 3ª Avenida