keyboard_backspace

Página Inicial

Saúde

Itajaí divulga levantamento do índice de infestação de dengue

Município inspecionou mais de dois mil imóveis em diversos bairros da cidade

Itajai divulga levantamento do indice de infestacao por Aedes aegypti 123934 Fotografoa Marcos Porto Visor Notícias
Divulgação

O Município de Itajaí, por meio do Programa de Controle de Dengue da Secretaria de Saúde, divulgou os resultados do primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2022. Foram inspecionados 2.680 imóveis em diversos bairros de Itajaí e encontrados 231 focos com larvas do mosquito Aedes aegypti em residências ou comércios durante o período do levantamento.

O levantamento separou os bairros itajaienses pelo grau de risco de contaminação para as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Salseiros e Espinheiros são localidades consideradas de baixo risco. Já São Vicente, Barra do Rio, São João e São Judas se encontram em situação de médio risco. A pesquisa registrou ainda 11 localidades consideradas de alto risco, entre elas estão os bairros Centro, Praia Brava, Cordeiros, Fazenda e Ressacada. O LIRAa também apontou que, no geral, o Município apresentou alto índice de infestação.

Redução de casos e focos em 2022

Neste ano, já foram registrados nove casos de dengue em Itajaí. Quatro são autóctones (transmissão dentro do município) e quatro são importados (transmissão fora do município). O último caso ainda está sob investigação. Os casos com transmissão na cidade ocorreram nos bairros Cordeiros e Limoeiro. Em comparação o mesmo período de 2021, houve uma redução de 82% no número de casos confirmados.

Também houve redução de focos do Aedes aegypti em relação ao ano passado. Até o momento, foram contabilizados 470 focos em contraste com 602 registrados durante o mesmo período no ano passado.

Apesar da redução de casos em Itajaí, o estado de Santa Catarina passa por momento delicado. Em 2022, já houve sete mortes por dengue e 16 municípios sofrem com a epidemia da doença. Dos 295 municípios catarinenses, 124 são considerados infestados pelo mosquito Aedes aegypti.

“A população de Itajaí deve ficar atenta à questão da dengue e fazer a sua parte, eliminando depósitos com água parada. Já temos alguns locais do Estado com registro de mortes e epidemia da doença, e o LIRAa mostrou risco alto de infestação, por isso é importante redobrar os cuidados preventivos”, reforça Lúcio Vieira, coordenador do Programa de Controle de Dengue de Itajaí. 

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Saúde

Brasil confirma primeiro caso de sarampo em 2025

Paciente contraiu o vírus no exterior; Ministério da Saúde reforça importância da vacinação

Saúde

Bebês da UTI Neonatal do Hospital Jaraguá ganham trajes de Páscoa

Ação busca levar acolhimento às famílias de recém-nascidos

Saúde

Florianópolis tem novo ponto de vacinação no Centro

Local também oferece horários estendidos e campanhas aos sábados

Saúde

Anvisa obriga entrega de receita para Ozempic e outras canetas emagrecedoras

Medida afeta remédios como Ozempic e Wegovy; decisão entra em vigor 60 dias após publicação no Diário Oficial e visa coibir uso indiscriminado

Saúde

Mãe faz vaquinha para vacina de filho após transplante de medula

João Henrique, de 8 anos, venceu um transplante de medula e precisa da vacina Meningo B, não fornecida pelo SUS, para voltar à escola e à rotina

Mais notícias

Tempo

Chuva intensa alaga ruas e surpreende moradores de Joinville

Previsão era de até 20 mm, mas cidade registrou 85 mm em uma hora; Defesa Civil atendeu queda de muro e alerta para risco em áreas alagadas

Segurança

Homem é preso após furtar fios de obra e tentar fugir em Porto Belo

Suspeito abandonou o material e correu por 600 metros ao ver a polícia; furto foi registrado por câmeras de segurança no local da construção