A Prefeitura de Itajaí confirmou nesta terça-feira (13) a segunda morte por dengue em 2025. A vítima, um homem de 67 anos, morador do bairro São Judas, não possuía comorbidades. O óbito ocorreu no último dia 3 de maio, no Hospital Marieta Konder Bornhausen, e foi confirmado após análise do Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina).
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a Divisão de Vigilância Epidemiológica acompanhou o caso e adotou medidas de prevenção e controle na área onde a vítima residia.
De acordo com o boletim epidemiológico desta terça-feira, Itajaí contabiliza 1.474 casos confirmados de dengue, com quase 10 mil notificações e 1.633 casos considerados prováveis.
Os bairros com maior número de registros são:
- Dom Bosco: 281 casos
- São Vicente: 252 casos
- Cordeiros/Murta: 143 casos
- Cidade Nova: 141 casos
Itajaí está entre os municípios contemplados com a vacina contra a dengue, devendo receber 3.440 doses. No entanto, a campanha de vacinação ainda não tem data definida para início.
Os principais sintomas da dengue incluem febre alta, dores no corpo, dor atrás dos olhos, náuseas, vômitos e manchas vermelhas na pele.
Moradores com sintomas devem buscar atendimento médico na Central de Atendimento à Dengue (10º andar do Hospital Marieta, entrada pela Av. Sete de Setembro) ou nas UPAs 24h dos bairros São Vicente e Cordeiros.
A prevenção segue sendo o melhor caminho: evitar água parada, usar repelentes e manter quintais e recipientes sempre limpos e cobertos são medidas essenciais para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.