Na segunda-feira, 21 de abril, celebramos 63 anos de Itapema (SC), uma cidade que hoje é sinônimo de crescimento, desenvolvimento sustentável e referência turística de destaque internacional. Parte desse sucesso podemos creditar aos contínuos investimentos em saneamento básico.
O acesso ao saneamento gera melhorias diretas na saúde e qualidade de vida da população. Em 2024 foram registradas mais de 344 mil internações por doenças relacionadas a saneamento no País, de acordo com levantamento do Instituto Trata Brasil. Número preocupante, mas que vem caindo, em média, 3,6% ao ano, desde 2008.
Essa redução deve ser potencializada com os investimentos previstos pela Política Federal de Saneamento Básico, por meio da Lei nº 11.445 (2007), e pelo Marco Legal do Saneamento, que prevê a universalização do acesso a água portável e o acesso de 90% da população ao tratamento de esgoto até 2033.
Em Itapema, desde que chegamos, em 2004, a realidade do acesso ao saneamento já foi transformada com os investimentos da Conasa Águas de Itapema. Há 21 anos, quando iniciada a concessão, a cidade contava com apenas 24 mil economias de água e abastecimento irregular. Hoje são mais de 62 mil economias de água, abastecendo 100% da população urbana, com um aumento de 290% da rede de distribuição.
Já a coleta e o tratamento de esgoto eram inexistentes e, atualmente mais de 80% do esgoto é coletado e 100% do que é coletado é tratado. Enquanto isso, a média catarinense de coleta e tratamento de esgoto ainda está abaixo de 35%, segundo dados divulgados pelo Trata Brasil, o que demonstra que estamos no caminho certo.
Para que isso fosse possível implantamos três Estações de Tratamento de Água, investimos em melhorias nas duas que já existiam, e uma Estação de Tratamento de Esgoto. Construímos duas lagoas de reserva de água bruta, expandindo em 1.125% a capacidade de reserva de água tratada para garantir a disponibilidade de água nos períodos de seca e na alta temporada. Implantamos o Centro de Controle Operacional (CCO) para otimizar a operação e manutenção do sistema e o uso de geradores, para minimizar problemas relacionados a queda de energia.
A cidade vive um boom imobiliário incentivado pelas melhorias na infraestrutura. Hoje é segundo metro quadrado mais caro do Brasil, com edifícios de altíssimo padrão. A ligação dos imóveis a sistemas de distribuição de água potável e coleta e tratamento de esgoto está diretamente relacionada a valorização dos imóveis. Segundo dados do IBGE de 2015, o acesso a esses serviços pode valorizar em até 14% um imóvel, quando comparado a bairros semelhantes sem acesso a saneamento.
Além da valorização imobiliária, o acesso à água potável e a coleta e o tratamento de esgoto tem um papel fundamental para contribuir para o impulsionamento do turismo local, em que a balneabilidade das praias é um atrativo para os visitantes.
Os investimentos em saneamento ainda contribuem para a geração de empregos e renda. Afinal, além de contratar profissionais para realizar obras e serviços para expansão e operação da infraestrutura de saneamento, a concessionária movimenta as vendas de fornecedores de equipamentos, materiais de construção, energia e outros insumos necessários para o desenvolvimento de sua atividade.
Nós da Conasa Águas de Itapema temos um compromisso com a cidade. Vamos continuar investindo cada vez mais em uma prestação de serviço de qualidade, baseada em respeito ao meio ambiente e a saúde dos itapemenses. Parabéns, Itapema, pelos seus 63 anos!
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.