Massa de ar seco e aquecido passa por Santa Catarina e deve trazer novos veranicos, segundo o Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê um inverno com temperaturas acima da média em Santa Catarina, conforme anunciado nesta segunda-feira (3). A chegada do inverno no hemisfério sul, que ocorre em 21 de junho, será atípica este ano, com previsões indicando a ocorrência de veranicos, períodos de calor incomuns para a estação, até pelo menos meados de junho.
Conforme as previsões do Inmet, as temperaturas devem variar entre 20°C e 30°C após a segunda semana de junho, apesar de amanheceres mais amenos. “Essa época do ano normalmente já apresenta características mais frias, então temperaturas em torno de 30°C certamente não são comuns”, explicou Marcelo Martins, meteorologista da Epagri/Ciram. Esta massa de ar seco e aquecido que passará pelo estado também contribuirá para dias ensolarados e secos em todas as regiões.
A segunda metade de junho pode trazer mudanças, com a previsão de uma frente fria que deve atravessar o estado, provocando chuvas pouco intensas e dispersas, seguidas por uma leve queda nas temperaturas. No entanto, a chegada do frio mais intenso é esperada apenas em julho, com a ocorrência de nevoeiros que tendem a manter as temperaturas noturnas menos baixas. Segundo a Epagri, essas condições são características de anos afetados pela La Niña, embora o frio esperado para a estação esteja se tornando cada vez menos intenso.
Fonte: NSC
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.