Homem furta vigilante atropelado que agonizava antes de morrer
Câmeras flagraram suspeito pegando celular da vítima ferida
Idoso morre ao cair de árvore durante colheita de pinhão em SC
Vítima tinha 82 anos e morreu no local
Solstício de junho marca o início da estação mais fria em Santa Catarina
O inverno chega oficialmente ao Hemisfério Sul nesta quinta-feira, às 17h50, no horário de Brasília, trazendo consigo a noite mais longa do ano. Este fenômeno, conhecido como solstício, ocorre quando a Terra atinge seu ponto mais distante em relação ao Sol, marcando a transição do outono para a estação mais fria.
O solstício, que ocorre duas vezes ao ano – em junho e dezembro –, é um evento astronômico em que um dos hemisférios do planeta é menos iluminado pelo Sol, dando início ao inverno, enquanto o outro começa seu verão. “Após seis meses, a Terra se posiciona do outro lado do Sol e, com essa inclinação, é o outro lado que estará virado para o Sol,” explica Thiago Gonçalves, astrônomo e diretor do Observatório do Valongo da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Em junho, é o Hemisfério Sul que recebe menos incidência solar, o que resulta na noite mais longa e no início do inverno. Este período é crucial para ajustes na natureza, influenciando a temperatura e a vegetação de cada região, dependendo da quantidade de luz solar que recebe.
O fenômeno oposto ao solstício, o equinócio, ocorre também duas vezes ao ano, em setembro e março, quando os dias e as noites têm duração igual e ambos os hemisférios recebem luz solar de maneira equitativa. Este evento marca o início do outono e da primavera.
Devido à inclinação do eixo da Terra e o movimento de translação ao redor do Sol, os solstícios e equinócios são essenciais para manter o ciclo de estações do ano, que dura 365 dias, 48 minutos e 46 segundos. Esses minutos e segundos adicionais são o motivo pelo qual ajustamos nosso calendário a cada quatro anos com a adição de um dia bissexto.
Para os moradores de Santa Catarina e do restante do Hemisfério Sul, o início do inverno pode trazer mudanças significativas no clima, com dias mais curtos e noites mais longas. As autoridades de saúde recomendam preparações adequadas para enfrentar o frio, potencialmente intenso, que acompanha a estação.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
As máximas devem alcançar os 29°C no Oeste e no Litoral Sul, enquanto nas demais regiões ficam próximas de 26°C
Temperaturas sobem após manhã fria e podem chegar a 29°C no Oeste e Litoral Sul; há chance de chuva isolada à noite
Frio pela manhã dá lugar ao calor à tarde em diversas regiões do estado
Estado terá dias de tempo firme, com manhãs frias e tardes quentes
Alta pressão mantém o tempo estável no estado, com nevoeiros ao amanhecer, temperaturas amenas e máximas que podem chegar a 28°C no Extremo Oeste
Câmeras flagraram suspeito pegando celular da vítima ferida
Vítima tinha 82 anos e morreu no local