A Polícia Civil de Santa Catarina realizou nesta quinta-feira (15) a Operação Rota do Cone Sul, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa com atuação interestadual e internacional, especializada em furto, adulteração de veículos e lavagem de dinheiro. O grupo é investigado por furtar caminhonetes Toyota Hilux, adulterar os veículos e enviá-los a países da América do Sul, como Argentina, Chile e Paraguai.
Ao todo, foram cumpridos 11 mandados de prisão preventiva, 26 de busca e apreensão, além de ordens judiciais para bloqueio de até R$ 6 milhões em contas bancárias dos investigados. As diligências foram realizadas simultaneamente nos estados de Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e Bahia, com apoio das Polícias Civis locais.
A quadrilha é considerada uma das maiores do país no furto e adulteração de veículos, com atuação já identificada também em São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul. Segundo a Polícia Civil, a organização operava de forma altamente estruturada e com ramificações no exterior.
Em Santa Catarina, delegacias de Balneário Camboriú, Canoinhas e a Delegacia de Lavagem de Dinheiro da DEIC participaram das diligências. Os investigados também devem responder por lavagem de dinheiro, devido à movimentação financeira ilícita com indícios de remessas internacionais.
Em apenas sete dias, três caminhonetes Hilux são furtadas em Itapema
Itapema registrou três furtos de caminhonetes Toyota Hilux em um intervalo de apenas duas semanas, todos com características semelhantes e ocorridos durante a madrugada no bairro Meia Praia.
O primeiro furto ocorreu no dia 8 de maio, na Rua 236. O proprietário informou à PM que havia estacionado o veículo por volta das 2h e notou o desaparecimento às 5h. A central de monitoramento da Polícia Militar identificou que a Hilux acessou a BR-101 às 3h19.
Caminhonete Hilux é furtada durante a madrugada em Itapema. Foto: Divulgação / Reprodução Visor Notícias
O segundo caso foi registrado na madrugada do dia 12 de maio, na Rua 286. O proprietário havia estacionado o veículo no dia anterior, por volta das 15h, e ao retornar no início da manhã de segunda-feira, percebeu que a caminhonete havia sido levada. Um homem foi visto entrando em uma caminhonete semelhante na mesma rua um dia antes, mas a falta de informações sobre a placa impediu a confirmação do envolvimento. Leia mais.
Já o terceiro furto aconteceu nesta quinta-feira (15), na Segunda Avenida. A caminhonete, carregada com pisos, pertence a uma empresa de Itapema. Câmeras de segurança flagraram a ação rápida de dois criminosos, que levaram o veículo em cerca de dois minutos. A Hilux foi localizada em Araquari, no Norte do estado, e será devolvida ao proprietário.
Confira o momento do furto nesta quinta-feira (15)
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:
Emanuele Azevedo
Emanuele Vitória Azevedo Dutra é estudante de Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí. Atua como assistente na redação do Visor Notícias.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade