Segurados podem solicitar devolução de valores cobrados por entidades associativas por meio do app Meu INSS ou telefone 135
Mais de 473 mil aposentados e pensionistas do INSS contestaram descontos em folha considerados indevidos já no primeiro dia de funcionamento do sistema lançado pela autarquia nesta quarta-feira (14). Ao todo, foram abertos 480.660 pedidos, dos quais 98,6% não reconheceram a cobrança feita por entidades associativas. O processo pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS, pelo site oficial ou pela Central 135.
Segundo o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, as entidades citadas terão 15 dias úteis para apresentar documentação que comprove a autorização dos descontos. Caso contrário, deverão devolver os valores via Guia de Recolhimento da União (GRU), e o reembolso será creditado diretamente na folha de pagamento dos beneficiários. O sistema, segundo a Dataprev, também permite que os segurados analisem e contestem a veracidade dos documentos apresentados.
Ao todo, cerca de 9 milhões de segurados estão sendo notificados sobre possíveis descontos irregulares. O presidente do INSS reforçou que não há prazo limite para abertura dos pedidos e alertou para tentativas de golpe: o órgão não entra em contato ativo com segurados e não solicita dados por telefone. Até agora, mais de R$ 1 bilhão em valores suspeitos foram bloqueados de contas de entidades, e a AGU já solicitou o bloqueio de outros R$ 2,5 bilhões.
Fonte: Agência Brasil
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.