keyboard_backspace

Página Inicial

Política

INSS notificará vítimas de descontos indevidos a partir da próxima terça-feira

Mais de 9 milhões de beneficiários devem confirmar se autorizaram os débitos; devolução dos valores ainda não tem data definida

Extrato no app Meu INSS mostra se houve cobranca irregular de mensalidades associativas 944x531 1 Visor Notícias
Foto: INSS / Divulgação

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começará na próxima terça-feira (13) a notificar cerca de 9 milhões de aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos em seus benefícios desde março de 2020. A comunicação será feita exclusivamente por meio do aplicativo “Meu INSS”, onde os cidadãos poderão confirmar se autorizaram os débitos. Os casos suspeitos fazem parte da operação “Sem Desconto”, que apura fraudes em mensalidades associativas.

Segundo o presidente do INSS, Gilberto Waller, o sistema permitirá que o beneficiário identifique a associação envolvida e o valor descontado. Com base nessas informações, o próprio INSS fará a defesa dos segurados e cobrará as entidades responsáveis. Ainda não há data definida para o ressarcimento dos valores aos prejudicados, mas o canal permanecerá aberto por tempo indeterminado para denúncias.

A investigação, conduzida pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União, apura um esquema de fraudes que pode ter causado prejuízo de até R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024. O escândalo levou à demissão do então presidente do INSS e do ministro da Previdência. O governo federal afirma que trabalha para aprimorar os sistemas de controle e garantir que os segurados não arquem com os prejuízos.

Fonte: NSC

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo Schneider
Carlos Eduardo Schneider é jornalista profissional (DRT/RS: 13.697) desde 2008, tendo atuado em assessorias de imprensa governamentais, de prefeituras, câmaras de vereadores e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, além de jornal impresso e rádio do Vale do Taquari/RS. Schneider também é especialista em Comunicação e Marketing Estratégico desde 2018.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Política

Câmara aprova urgência para ampliar número de deputados

Projeto prevê criação de 18 novas cadeiras na Câmara, sem impacto orçamentário, segundo o relator; votação pode ocorrer a qualquer momento

Política

Câmara pode votar urgência para ampliar número de deputados

Projeto atende decisão do STF que exige redistribuição das cadeiras conforme dados populacionais do Censo 2022

Política

Projeto que proibia nudismo em praias de SC é arquivado na Alesc

Relator citou decisão do STJ para defender regulamentação da prática em locais específicos

Política

Assembleia Legislativa de SC aprova aumento de 21,5% para a Segurança Pública

Reajuste proposto por Jorginho Mello será pago em três parcelas até abril de 2026 e beneficia mais de 35 mil servidores ativos e inativos

Política

Comissão de Saúde da Câmara de Itapema fiscaliza hospital e cobra melhorias

Vereadores acompanham plano de ação do Hospital Santo Antônio após questionamentos a respeito do atendimento

Mais notícias

Tempo

Santa Catarina terá calor e risco de temporais nesta sexta-feira

Frente fria avança e provoca tempestades com raios, ventos fortes e chance de granizo, principalmente no Oeste e divisa com o RS

Colunas e Blogs

Descontos indevidos na aposentadoria: o que fazer?

saiba como identificar e interromper descontos não autorizados e buscar a devolução dos valores.