Mais de 9 milhões de beneficiários devem confirmar se autorizaram os débitos; devolução dos valores ainda não tem data definida
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começará na próxima terça-feira (13) a notificar cerca de 9 milhões de aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos em seus benefícios desde março de 2020. A comunicação será feita exclusivamente por meio do aplicativo “Meu INSS”, onde os cidadãos poderão confirmar se autorizaram os débitos. Os casos suspeitos fazem parte da operação “Sem Desconto”, que apura fraudes em mensalidades associativas.
Segundo o presidente do INSS, Gilberto Waller, o sistema permitirá que o beneficiário identifique a associação envolvida e o valor descontado. Com base nessas informações, o próprio INSS fará a defesa dos segurados e cobrará as entidades responsáveis. Ainda não há data definida para o ressarcimento dos valores aos prejudicados, mas o canal permanecerá aberto por tempo indeterminado para denúncias.
A investigação, conduzida pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União, apura um esquema de fraudes que pode ter causado prejuízo de até R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024. O escândalo levou à demissão do então presidente do INSS e do ministro da Previdência. O governo federal afirma que trabalha para aprimorar os sistemas de controle e garantir que os segurados não arquem com os prejuízos.
Fonte: NSC
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.