Aposentados e pensionistas devem informar se autorizaram os descontos para receber ressarcimento
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) notificou nesta terça-feira (13) cerca de 9 milhões de aposentados e pensionistas que tiveram descontos aplicados em seus benefícios nos últimos anos e que podem ter sido vítimas de fraudes envolvendo entidades associativas.
A partir desta quarta-feira (14), os beneficiários precisarão informar se autorizaram ou não os descontos para que possam receber os valores de volta. O procedimento pode ser feito por meio do aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Para quem teve descontos suspeitos, a mensagem recebida é: “Foi identificado desconto de entidade associativa em seu benefício. A partir de amanhã você poderá informar se autorizou ou não através do Meu INSS ou ligue 135.” Já os que não tiveram descontos irregulares receberam uma mensagem tranquilizadora, reforçando que seus benefícios não foram afetados e que o governo seguirá atuando para proteger os segurados.
Leia também:
Golpistas se passam por funcionários do INSS e causam prejuízo de mais de R$ 10 milhões com empréstimos fraudulentos
A Polícia Civil de Santa Catarina realizou nesta quinta-feira (8) a operação “Aposentadoria Segura”, com apoio da Polícia Civil do Pará, para investigar um esquema de fraudes bancárias que atinge aposentados. Foram cumpridos 24 mandados de busca e apreensão nas cidades de Belém, Ananindeua e Capanema, no Pará, e em Florianópolis (SC). A ação foi coordenada pela Delegacia de Defraudações da DEIC/SC. Leia mais.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.