Setor de transformação cresce o dobro da média nacional e consolida Santa Catarina como destaque econômico
Santa Catarina encerrou 2024 com crescimento de 7,7% no Produto Interno Bruto (PIB) da indústria de transformação, mais que o dobro da média nacional, que foi de 3,7%, segundo dados do IBGE. O desempenho confirma a força do setor como estratégico para a economia catarinense, gerando empregos qualificados, impulsionando a inovação e fortalecendo a balança comercial, de acordo com a Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan).
O secretário Edgard Usuy destaca que a indústria de transformação tem efeito multiplicador na economia, ao atrair investimentos, elevar a renda e ampliar a autonomia do Brasil no mercado global. Além disso, o setor contribui para o desenvolvimento tecnológico e para o consumo de produtos nacionais, o que favorece as exportações.
Outro destaque do ano foi o setor de serviços, com alta de 6,1% no PIB estadual, frente à média nacional de 3,1%. O varejo ampliado em Santa Catarina cresceu 7,2%, também superando o desempenho brasileiro (4,1%). A taxa de desemprego no estado é de apenas 2,7%, ante 6,2% no país, o que, segundo a Seplan, demonstra um ciclo virtuoso que integra competitividade, segurança pública e qualidade de vida.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.