Indaial, uma das cidades mais charmosas do Vale do Itajaí, completa 91 anos de emancipação nesta quarta-feira (28). Com forte influência da colonização alemã, italiana e polonesa, o município se desenvolveu ao longo das décadas, preservando sua identidade cultural e investindo em turismo, lazer e qualidade de vida para seus cerca de 70 mil habitantes.
A cidade, que faz parte da história da colonização europeia em Santa Catarina, foi fundada oficialmente em 1934, após se desmembrar de Blumenau. Com localização estratégica, a apenas 20 km do maior polo econômico da região, Indaial mantém um crescimento sustentável e se destaca por atrativos como a Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, construída em 1924.
Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. (Foto: Guilherme Spindler/Visor Notícias)
O turismo ecológico é outro ponto forte do município. O Morro do Barão, com 505 metros de altitude, atrai ciclistas e trilheiros em busca de aventura e belas paisagens. O Vale do Ribeirão Encano, por sua vez, é um refúgio natural cercado por cachoeiras e trilhas, sendo o cenário perfeito para a tradicional Caminhada Encantos do Vale, evento que reúne centenas de participantes anualmente.
Vista do Mirante do Morro do Barão para a cidade de Indaial. (Foto: Guilherme Spindler/Visor Notícias)
Além das belezas naturais e culturais, Indaial se destaca pelo esporte. O município sedia o Torneio de Verão, uma das maiores competições de futsal do Sul do Brasil, atraindo atletas de alto nível. O Parque Municipal Jorge Hardt, com mais de 700 mil metros quadrados, é o principal espaço de lazer e recebe grandes eventos como a Festa de Instalação do Município e o Festival Gastronômico.
Parque Municipal Jorge Hardt. (Foto: Guilherme Spindler/Visor Notícias)
E por falar em Festival Gastronômico, Indaial também se destaca pelo seu rico cenário culinário. Todo ano, o evento reúne os melhores restaurantes locais, oferecendo uma experiência única para quem deseja saborear pratos típicos e especialidades da região. Uma das atrações do festival é o restaurante Brückenhaus, cujo nome significa “Casa da Ponte”, uma referência à famosa Ponte Emilio Baumgart, a Ponte dos Arcos. O local proporciona uma bela vista da ponte e a junção de pratos da cozinha brasileira com a comida típica da região.
Vista do Brückenhaus para a Ponte dos Arcos. (Foto: Bruno Lima/Visor Notícias)
Prato do Brückenhaus, unindo a gastronomia brasileira com a comida típica da região. (Foto: Bruno Lima/Visor Notícias)
Confira a reportagem completa do SC Turismo o Ano Todo, com apoio da Sicredi Vale Litoral SC:
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:
Lucas Koerich
Lucas Pasetto Koerich é jornalista formado pela Universidade do Vale do Itajaí. Começou no Visor Notícias como estagiário em 2023.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade