A taxa de inadimplência em Santa Catarina caiu para 21,7% em fevereiro, segundo pesquisa da Fecomércio-SC divulgada nesta quinta-feira (13). O percentual representa uma redução de 0,4 ponto percentual em relação a janeiro e coloca o estado entre os sete com menor índice de inadimplência no Brasil. Na comparação com fevereiro de 2024, a queda foi de 1,7 ponto percentual. A média nacional segue superior, atingindo 28,6%, conforme a Confederação Nacional do Comércio (CNC).
O endividamento geral também apresentou recuo pelo segundo mês consecutivo, passando de 72,7% em janeiro para 71,2% em fevereiro, uma redução de 1,5 ponto percentual. Atualmente, cerca de 40% dos catarinenses se consideram pouco endividados. A economista Edilene Cavalcanti aponta que esse movimento pode estar relacionado à alta dos juros e da inflação, fatores que desestimulam a tomada de crédito.
Outro dado positivo foi a queda na proporção de famílias que não conseguem quitar suas dívidas, que passou de 7% em janeiro para 6,7% em fevereiro. Em relação ao mesmo período de 2024, a redução foi de 3,1 pontos percentuais. Segundo a Fecomércio-SC, a tendência indica uma melhora na capacidade de pagamento das famílias, impulsionada por renegociações e pela perspectiva de recuperação econômica.
Fonte: NSC
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.