keyboard_backspace

Página Inicial

Tecnologia

Impressora 3D constrói casa de concreto em 60 horas no RS

Projeto da Sika utiliza tecnologia avançada para construção rápida e econômica

8b2f7a03 3dcb 4e69 921b 5adb7675a832 Visor Notícias
Foto: Divulgação

Uma casa de concreto foi construída por uma impressora 3D como parte de um projeto da Sika, líder mundial no desenvolvimento e produção de sistemas e produtos para o setor de construção. Localizada na zona rural de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, a casa térrea tem cerca de 80 metros quadrados e conta com dois quartos, banheiro, sala de estar, cozinha e área de serviço.

“A primeira construção é um sucesso. A casa foi construída em cerca de 60 horas, não utilizou nenhuma madeira, prego ou ferragem para erguer as paredes de 4,5 metros de altura e contou com a supervisão de apenas um operário”, afirma Manfredo Belohuby, Gerente Regional de Inovação e Digitalização da Sika. “O processo é mais ágil e barato do que métodos de construção tradicionais, economizando mão de obra, material e tempo.”

A casa foi construída por uma impressora 3D específica para construção da empresa gaúcha 3D Printek, que une tecnologia robótica com um sistema de controle que garante como o concreto se comporta tecnicamente na impressão. A produção contou ainda com um sistema de bombeamento e dosagem da empresa m-tec, de Indaiatuba, em São Paulo.

A impressora para construção 3D consiste em uma estrutura treliçada com um cabeçote de impressão, que dispõe o concreto camada por camada, economizando material e minimizando desperdícios. Para a casa de Caxias do Sul, foram utilizadas cerca de 20 toneladas de concreto, comandadas por computador.

Para fazer a casa totalmente impressa, a Sika Brasil forneceu a matéria-prima. Neste projeto foi utilizado o microconcreto SikaCrete® 732 3D, desenvolvido especificamente para impressão. O produto consiste em um pó cimentício com fibras e polímeros, que só precisa ser misturado com água para conferir alta resistência à compressão, alta velocidade de impressão e tempo de pega ajustável.

A casa de Caxias do Sul ficou cerca de 30% mais barata em termos de alvenaria, comparada a uma casa do mesmo tamanho construída pelo método tradicional. Outras vantagens incluem isolamento térmico e acústico e menor custo de manutenção. Além das paredes, a fundação também foi impressa com a tecnologia digital. A instalação elétrica e hidráulica, assim como o acabamento, são feitos conforme o desejo do proprietário ou da construtora.

*Supervisionado por Everton Palaoro

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Lucas
Lucas Koerich
Lucas Pasetto Koerich é estudante de Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí. Atua como assistente na redação do Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Tecnologia

Santa Catarina atinge 1,4 gigawatt de potência instalada em energia solar

Estado possui mais de 109 mil conexões de energia solar, beneficiando 139 mil consumidores

Tecnologia

Blumenau participa de projeto-piloto de alertas de desastres via celular

Tecnologia cell broadcast permitirá alertas instantâneos para moradores em áreas de risco

Tecnologia

Operadora catarinense recebe mais um prêmio nacional de inovação

Reconhecimento se soma ao da ANATEL como a melhor operadora de banda larga fixa do Sul do Brasil

Tecnologia

O futuro chegou? Vídeo flagra drone lavando fachada de prédio em SC

Registros viralizam e geram debate sobre sobre tecnologia e emprego

Tecnologia

Empresa de SC apresenta tecnologia que elimina contaminantes em alimentos

Visitantes poderão testar detector de metal e raio-X na Fispal em São Paulo

Mais notícias

Tempo

Primeiro frio do inverno traz recordes de baixas temperaturas em seis capitais neste fim de semana

Frente fria mais forte deve fazer com que frio dure ao menos até o dia 2 de julho. Sul deve ter onda de frio, com chance de geada

Esportes

Inter confirma retorno ao Beira-Rio contra o Vasco

Time gaúcho mandou cinco jogos longe de Porto Alegre em função das enchentes no RS