keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Impasse paralisa repasse de R$150 milhões para hospitais catarinenses

O valor é uma projeção, fruto de análise de portarias federais e levantamento entre as próprias unidades

55df98f4691c5821b986202936e4ea38 Visor Notícias

A falta de repasse de recursos federais pelo governo do Estado tem gerado conflitos entre o Executivo e os hospitais filantrópicos e estaduais. O impasse tem base na ne­cessidade de apresentação de documentações para o recebimento dos recursos, e também falta de diálogo entre as partes.

Segundo a Associa­ção de Hospitais de SC (Ahesc), são cerca de R$ 150 milhões entre recursos de emendas parlamenta­res, auxílios emergenciais da pandemia, e outros procedimentos do SUS parados no Executivo. O valor é uma projeção, fruto de análise de portarias federais e levantamento entre as próprias unidades.

A principal reclama­ção é quanto à demora nos repasses. O recurso é federal e o Estado só faria o meio-campo para as ins­tituições estaduais, mas o tempo de atraso em alguns casos passa de 40 dias. A portaria federal 1.393, por exemplo, foi depositada para o Estado em maio e ainda não chegou aos hospitais. “Eu não sei o que esse governo tem contra os hospitais comunitários. A gente aprova PL, ele veta ou então entra na Justiça, e quando não consegue na Justiça, não cumpre”, disse um dirigente.

A Secretaria de Estado da Saúde não confirma o valor, mas diz que houve demora no envio de docu­mentações necessárias pe­los hospitais. Além disso, a pasta afirma que cobrou as unidades e enviou ofícios às entidades pedindo celeridade no encaminha­mento dos documentos.

O empecilho repercutiu na Assembleia Legislativa, que discute um projeto de lei para facilitar as transa­ções e obrigar o governo a pagar em até cinco dias, pelo menos os recursos ligados à Covid-19. “Nós estamos recebendo recla­mes direto dos hospitais. A Secretaria de Saúde não consegue celebrar convê­nios. É incapaz e insensível no repasse dos recursos federais onde devem che­gar”, disse Milton Hobus (PSD).

A proposta é de autoria da deputada Paulinha (PDT), mas recebeu alte­rações do relator do texto, Luiz Fernando Vampiro (MDB). Entre outras coi­sas, o emedebista incluiu na matéria que, caso o governo não deposite os repasses em até cinco dias, o secretário de Estado de Saúde incorrerá em crime de responsabilidade. O projeto ainda está em dis­cussão nas comissões.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Política

Eduardo Leite é lançado pré-candidato à Presidência pelo PSD

Governador do RS se filia ao PSD e é anunciado como pré-candidato ao Planalto em 2026; Saída do PSDB ocorre após 24 anos de trajetória no partido

Política

INSS notificará vítimas de descontos indevidos a partir da próxima terça-feira

Mais de 9 milhões de beneficiários devem confirmar se autorizaram os débitos; devolução dos valores ainda não tem data definida

Política

Câmara aprova urgência para ampliar número de deputados

Projeto prevê criação de 18 novas cadeiras na Câmara, sem impacto orçamentário, segundo o relator; votação pode ocorrer a qualquer momento

Política

Câmara pode votar urgência para ampliar número de deputados

Projeto atende decisão do STF que exige redistribuição das cadeiras conforme dados populacionais do Censo 2022

Política

Projeto que proibia nudismo em praias de SC é arquivado na Alesc

Relator citou decisão do STJ para defender regulamentação da prática em locais específicos

Mais notícias

Segurança

Padaria é interditada na Meia Praia por alimentos vencidos e falta de higiene

Fiscalização encontrou baratas, produtos mofados e estrutura precária; ação ocorreu após denúncia de consumidor

Economia

Santa Catarina lidera crescimento industrial no Brasil em 2025

Estado teve alta de 8,5% no primeiro trimestre e superou média nacional de 1,9%, com destaque para a indústria metalmecânica