O plano de manejo da Ilha das Capivaras, em Itajaí, avança para a criação do Parque Natural Municipal, previsto para 2026. O local, com 11,5 hectares, está situado entre os bairros Ressacada e Cidade Nova e será administrado pelo Instituto Itajaí Sustentável (INIS). A iniciativa visa preservar a biodiversidade da ilha e oferecer um espaço de lazer e educação ambiental para a população.
O projeto atende às exigências do Sistema Nacional de Unidades de Conservação e permitirá o uso sustentável da área, diferente de reservas de proteção integral. “A ilha abriga diversas espécies de aves e animais, tornando-se essencial para a preservação da vida silvestre em meio ao crescimento urbano”, destaca a professora Janaína Bannwart, do Instituto Federal Catarinense.
Além da conservação ambiental, a criação do parque reforça o compromisso com a sustentabilidade e a conscientização ecológica. “Só preservamos aquilo que conhecemos”, ressalta o analista ambiental Marcel Ferrari, do INIS, destacando a importância do acesso público ao espaço. A expectativa é que a unidade de conservação amplie as áreas verdes da cidade e promova o turismo ecológico.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.