keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Idoso vai fazer cirurgia de hemorroida mas tem vesícula removida por engano

O erro foi percebido quando o homem, após despertar da anestesia, começou a sentir fortes dores na região abdominal

surgical instruments 81489 1280.jpg Visor Notícias
Imagem: Banco de Imagens

Em um lamentável caso de erro médico, um idoso de 72 anos teve sua vesícula biliar removida por engano durante o que deveria ser uma cirurgia para tratar hemorroidas na Santa Casa de Birigui, São Paulo. O acidente ocorreu na terça-feira (11) e só foi descoberto horas depois de o paciente ter sido liberado do centro cirúrgico.

Segundo informações relatadas pela família do idoso à Polícia Civil, que registrou um boletim de ocorrência, o erro foi percebido quando o homem, após despertar da anestesia, começou a sentir fortes dores na região abdominal e notou um curativo atípico na barriga, que não condizia com o procedimento de hemorroida esperado.

A Santa Casa de Birigui, onde ocorreu o erro, confirmou o caso e declarou que uma sindicância interna foi aberta para apurar o ocorrido detalhadamente. “A direção do hospital, vinculada aos princípios constitucionais e à lei, já iniciou os procedimentos investigativos necessários e tomará as medidas administrativas e legais cabíveis”, afirmou a instituição por meio de comunicado.

A cirurgia realizada, conhecida como colecistectomia, envolve a remoção da vesícula biliar e é normalmente realizada por meio de uma incisão no abdômen, bastante distinta da área tratada em cirurgias de hemorroidas, que focam na região anal. Esse erro não apenas expôs o paciente a uma cirurgia desnecessária e seus riscos associados, mas também o deixou sem uma vesícula biliar, que é um órgão essencial no processo de digestão.

Após o incidente, o idoso foi liberado do hospital na quinta-feira (13), e agora, a Polícia Civil de São Paulo está conduzindo uma investigação para entender as circunstâncias que levaram ao erro cirúrgico.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: SCC10

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Segurança

Mulher morre após batida entre três carros no Norte de SC

Três pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas ao hospital

Segurança

Acidente entre carro e moto no interior de SC mata motociclista

Vítima, que não foi identificada, morreu ainda no local do acidente