José Divan Manoel de Lima, atropelado por uma moto elétrica enquanto atravessava a faixa de pedestres no calçadão da Meia Praia, em Itapema, na noite de Réveillon, morreu nesta terça-feira (14). Em um gesto de solidariedade, a família autorizou a doação de órgãos, que foram captados pelo Hospital Municipal Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú.
Na manhã desta quarta-feira (15), rins e córneas de José foram coletados e encaminhados à Central de Transplantes em Florianópolis. Este foi o segundo procedimento de captação realizado pelo hospital em janeiro de 2025.
Na segunda-feira (13), os rins e o fígado de uma mulher de 31 anos, residente em Itapema, foram captados após a confirmação de morte encefálica no domingo (12). O fígado foi transplantado para um paciente de Blumenau, enquanto os rins foram enviados à Central de Transplantes.
Desde o início do ano, o Ruth Cardoso registrou três casos de morte encefálica com possibilidade de captação de órgãos. Em 2024, oito captações de órgãos foram realizadas no hospital, com três recusas por familiares.
A doação de órgãos só é realizada após a confirmação de morte encefálica e a autorização da família. O procedimento é conduzido por uma equipe especializada, formada por psicólogos, médicos intensivistas, assistentes sociais e enfermeiros, que garante suporte durante todo o processo.
A solidariedade de famílias como a de José Divan possibilita a continuidade da vida para muitos pacientes que aguardam por transplantes em Santa Catarina.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.