keyboard_backspace

Página Inicial

Animal

Homem que abandonou pitbull por 21 dias é condenado em Araranguá

O cachorro ficou 21 dias, sem água ou comida, situação que o levou à morte

article 1 Visor Notícias
Imagem Ilustrativa

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), por meio de sua 2ª Câmara Criminal, manteve a sentença condenatória a um homem por maus-tratos contra animal. O condenado abandonou um cachorro pitbull por 21 dias, sem água ou comida, em situação que o levou à morte. O caso aconteceu em Araranguá.

De acordo com os autos do processo, no dia 13 de novembro de 2020, por volta das 12h, em propriedade localizada no bairro Jardim Cibele, o denunciado praticou ato de maus-tratos contra seu cão doméstico, ao abandoná-lo, deixar de fornecer água, alimento e os primeiros-socorros necessários, já que o animal encontrava-se debilitado e machucado.

Em seu depoimento, o proprietário da casa que o réu alugava foi contactado por vizinhos preocupados com a situação do cão. Após constatar a gravidade da situação, o locador foi à Polícia Civil e pediu auxílio a Fundação do Meio Ambiente do município. Uma voluntária resgatou o cachorro, que estava infestado de pulgas, deitado em um canto e sequer conseguia mexer a boca. No dia seguinte, o animal morreu.

O réu foi condenado a uma pena de dois anos e oito meses de reclusão, em regime aberto. A pena privativa de liberdade foi substituída por duas restritivas de direito, consistentes em prestação de serviços à comunidade pelo prazo da condenação.

A defesa do réu interpôs recurso de apelação. Entre outras ponderações, alegou que não houve laudo pericial. Argumentou ausência provas de que o recorrente cometeu o delito, e que o mesmo agiu em estado de necessidade, pois teve que se deslocar com urgência para cidade vizinha para acompanhar a esposa e trabalhar para o sustento dos três filhos.

Para o desembargador que relatou o apelo, no entanto, a tese defensiva não convence. O que se percebeu das provas, pelo contrário, foi uma intenção de abandono, ao deixar o animal à própria sorte. E o pior: sem água e comida.

“Em verdade, poder-se-ia citar uma série de providências alternativas e/ou cumulativas que o réu deveria ter adotado para evitar o perecimento do animal, como, por exemplo, a sua doação ou mesmo a comunicação a órgãos de proteção, familiares ou vizinhos da sua intenção de deixar a residência e não levar o animal consigo”, destaca o voto do relator, que foi seguido pelos demais integrantes da câmara, em decisão unânime.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Animal

Primeiro caso de gripe aviária em granja comercial do Brasil é detectado no Rio Grande do Sul

Desde 2006, o Brasil vinha conseguindo evitar a entrada do vírus em sua avicultura comercial

Animal

Criança de 6 anos sobrevive após ser picada por uma das cobras mais venenosas do Brasil

O menino foi levado às pressas para o hospital e ficou internado por 11 dias

Animal

Carreta derrama corante em córrego e tinge patos e gansos de azul

Produto químico escorreu após colisão com poste; aves foram resgatadas e córrego monitorado por risco ambiental

Animal

Serpente exótica é encontrada em garagem em Itajaí

Animal foi identificado como espécie norte-americana e levado ao zoológico de Balneário Camboriú

Animal

Briga de marmotas causa engarrafamento na China

Conflito entre animais interrompeu o trânsito e viralizou nas redes; veja o vídeo

Mais notícias

Segurança

Três corpos são encontrados carbonizados em carro incendiado em São João Batista

Dois corpos foram encontrados no porta-malas e a terceira vítima estava no banco traseiro do veículo

Mercado Imobiliário

Construtora lança campanha com premiações para corretores de imóveis

Com foco em motivação e parceria, PHACZ Empreedimentos investe em campanha de um ano com prêmios para corretores em todo o Brasil