Dupla foi flagrada despejando resíduo químico no Rio Perequê; crime é inafiançável, caminhão foi apreendido
Um homem foi preso em flagrante após despejarem uma substância escura e pastosa no Rio Perequê, em Itapema, na tarde desta quinta-feira (8). A ação foi resultado de uma operação conjunta da Guarda Municipal de Itapema e da Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (FAACI), motivada por uma denúncia anônima.
A equipe de inteligência da GM surpreendeu o caminhão-pipa no momento do descarte irregular. O veículo foi apreendido no local, e o homem que autorizou o despejo de residuos no rio Perequê foi detido. O crime é inafiançável, e ambos foram encaminhados ao presídio após o registro da ocorrência.
A empresa responsável foi autuada e recebeu uma multa de R$ 770 mil pelo crime ambiental. Segundo representantes da construtora, o material descartado continha quatro substâncias químicas, que agora passarão por perícia técnica para avaliação dos danos ambientais e confirmação da composição.
O prefeito Alexandre Xepa esteve no local e reforçou que a gestão será firme contra esse tipo de crime. “Não vamos tolerar agressões ao meio ambiente. A resposta será imediata e com todo o rigor da lei”, disse.
Confira vídeo sobre a operação que flagrou homens poluindo o Rio Perequê:
A presidente da FAACI, Luciana Saramento, destacou a eficácia da atuação integrada. “Essa ação mostra o compromisso das instituições de Itapema com a fiscalização e a preservação dos nossos recursos naturais”, afirmou.
O caso foi encaminhado à Polícia Civil, que já instaurou inquérito para responsabilizar todos os envolvidos.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.