O Hemosc (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina) alerta para a redução nos estoques de sangue no estado, especialmente dos tipos A e O, positivos e negativos. O consumo de sangue cresceu 9,7% nos dois primeiros meses de 2025 em comparação com o mesmo período do ano anterior, enquanto as doações aumentaram apenas 6%. A diretora-geral do Hemosc, Patrícia Carste, reforça que “o sangue não tem substituto” e é essencial para salvar vidas em cirurgias, emergências e tratamentos oncológicos.
A instituição, responsável por 98% da coleta e distribuição de sangue em Santa Catarina, informa que são necessárias cerca de 600 bolsas por dia para atender à demanda da rede pública e conveniada. A baixa nos estoques preocupa, especialmente em períodos de maior demanda, e a população é incentivada a colaborar com agendamentos nos hemocentros do estado.
Podem doar pessoas entre 16 e 69 anos, com no mínimo 50 kg e boas condições de saúde. Menores de idade precisam de autorização do responsável. A doação pode ser agendada pelo site hemosc.org.br ou por telefone nas unidades em Blumenau, Criciúma, Chapecó, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages e Tubarão. É necessário comparecer descansado, alimentado e com documento oficial com foto.
Fonte: ND+
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.