Guarda Costeira dos EUA divulga primeira imagem do submarino Titan no fundo do oceano
O cone de cauda da embarcação, separado do restante dos destroços, foi encontrado a centenas de metros do local do naufrágio do Titanic
Captura de tela tirada de um vídeo divulgado pela Guarda Costeira dos EUA mostra o submersível Titan depois que ele implodiu / Foto: Guarda Costeira da Marinha dos EUA
A Guarda Costeira dos EUA divulgou, nesta segunda-feira (16), a primeira imagem do submersível Titan no fundo do Oceano Atlântico, após sua implosão catastrófica no ano passado. O cone de cauda da embarcação, separado do restante dos destroços, foi encontrado a centenas de metros do local do naufrágio do Titanic. A imagem foi revelada durante a abertura da audiência que investiga o acidente e deve se estender até 27 de setembro.
O naufrágio ocorreu em junho de 2023, quando o Titan perdeu contato com sua nave-mãe durante um mergulho em direção ao Titanic. Todas as cinco pessoas a bordo morreram, incluindo o fundador da OceanGate, Stockton Rush, e o empresário Shahzada Dawood, acompanhado de seu filho Suleman. A operação de busca localizou os destroços no final de junho, confirmando que o submersível sofreu uma implosão devido à pressão.
A audiência nos EUA está focada em apurar os fatos e responsabilidades relacionadas ao acidente. Entre os temas abordados estão a conformidade regulatória, a qualificação da tripulação e a estrutura mecânica do submersível. A investigação também busca identificar possíveis negligências ou irregularidades e, se detectado, poderá encaminhar o caso ao Departamento de Justiça.
Captura de tela tirada de um vídeo divulgado pela Guarda Costeira dos EUA mostra o submersível Titan depois que ele implodiu / Foto: Guarda Costeira da Marinha dos EUA
Última mensagem do submarino Titan antes de implosão é revelada
“Está tudo bem aqui”. Essas foram as últimas palavras enviadas pelos tripulantes do submarino Titan, que implodiu em uma expedição ao fundo do mar para visitar os restos do Titanic no ano passado. A revelação foi feita nesta segunda-feira (16) pela Guarda Costeira dos Estados Unidos, que lidera a investigação sobre o incidente.
Logo após a última mensagem, as comunicações foram perdidas. Dias depois, os destroços do Titan foram encontrados a 3.600 metros de profundidade, confirmando a implosão. A bordo estavam cinco pessoas, incluindo o presidente da OceanGate e bilionários.
Ainda não se sabe se os tripulantes perceberam o problema antes da tragédia. A Guarda Costeira apresentará um relatório com conclusões e recomendações ao governo dos EUA após o término das audiências.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: CNN Brasil
Sobre o autor:
Emanuele Azevedo
Emanuele Vitória Azevedo Dutra é estudante de Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí. Atua como assistente na redação do Visor Notícias.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade