A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu quatro pessoas, sendo três homens e uma mulher, suspeitas de planejar o assassinato de um homem em situação de rua, neste domingo (20). O crime seria cometido de forma brutal e transmitido ao vivo pela internet como parte de uma ação promovida por uma organização criminosa virtual.
De acordo com as investigações, o grupo atuava por meio de plataformas digitais com o objetivo de promover crimes como maus-tratos a animais, incitação à automutilação, estupro virtual, racismo e outros tipos de violência, com a proposta de atrair audiência e obter lucro financeiro. O caso chama atenção pela escalada de discursos de ódio e violência que ultrapassaram o ambiente digital e se converteriam em crime real.
Os três homens presos são apontados como líderes e executores das ações do grupo. Um deles se apresentava publicamente como ativista ambiental e já havia participado de eventos internacionais. A Polícia Civil segue com as investigações para identificar outros integrantes da comunidade criminosa virtual e alerta pais e responsáveis sobre os riscos de exposição prolongada e não monitorada de crianças e adolescentes em ambientes digitais.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.