keyboard_backspace

Página Inicial

Saúde

Gripe aviária: risco de mutação preocupa autoridades de saúde pública

Com alta taxa de mortalidade, vírus H5N1 está sob vigilância para evitar uma nova pandemia.

scientist 2141259 960 720 Visor Notícias
Foto: Pixabay/Divulgação

Desde o declínio da pandemia de Covid-19, as autoridades de saúde pública têm monitorado cuidadosamente os patógenos com potencial de causar surtos globais. Entre eles, o subtipo H5N1 da gripe aviária está ganhando atenção devido à sua ampla disseminação em aves e outros animais, além de um recente aumento de infecções em humanos.

O H5N1, que é altamente prevalente em aves selvagens e domésticas, foi identificado em gado leiteiro nos Estados Unidos e cavalos na Mongólia. Nos EUA, 61 casos de infecção humana foram registrados este ano, em comparação com apenas dois nos anos anteriores. A maioria das infecções ocorreu em trabalhadores rurais que tiveram contato direto com animais contaminados ou consumiram leite cru. Com uma taxa de mortalidade de 30% em humanos, a gripe aviária representa um risco crescente para a saúde global.

Embora o vírus H5N1 não seja atualmente transmissível de pessoa para pessoa, estudos recentes indicam que uma única mutação genética poderia torná-lo capaz de se espalhar entre humanos. Essa possibilidade tem sido acompanhada de perto por cientistas e autoridades, uma vez que poderia desencadear uma nova pandemia.

A chave para a disseminação dos vírus da gripe está na sua capacidade de se ligar a receptores siálicos nas células humanas. No momento, o H5N1 é altamente adaptado a aves e apresenta dificuldades para se fixar às células humanas. No entanto, uma adaptação genética pode alterar esse cenário e aumentar significativamente o risco de transmissão humana.

Especialistas alertam que, se o H5N1 adquirir essa mutação, será crucial uma resposta imediata dos governos para conter sua propagação. Com lições aprendidas durante a pandemia de Covid-19, a vigilância contínua e a preparação para emergências de saúde global permanecem como prioridades para evitar novas tragédias sanitárias.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Saúde

Veja cuidados importantes para prevenir o câncer de esôfago

Doença afeta o tubo digestivo responsável por levar os alimentos da garganta ao estômago

Saúde

Veja atividades físicas seguras para quem tem lipedema

Os exercícios devem ser adaptados conforme o grau da doença e a fase do tratamento

Saúde

8 alimentos e hábitos que escurecem os dentes

Dentista ensina cuidados para manter um sorriso saudável e brilhante

Saúde

Uso em excesso de multivitamínicos pode trazer riscos à saúde

Especialista explica como tomar suplementos de maneira segura

Saúde

5 motivos para fazer atividade física durante o frio

Manter a rotina de treino traz vantagens extras para o corpo e a mente

Mais notícias

Economia

Porto de Itajaí fatura R$ 64,4 milhões no primeiro quadrimestre de 2025

Resultado se aproxima do total de 2024 e deve ser superado ainda no primeiro semestre, segundo a superintendência

Segurança

Criança fica ferida na perna em acidente em escola de Itapema

Estudante da 5ª série foi atingido por ferro na unidade localizada no bairro Meia Praia