keyboard_backspace

Página Inicial

Tempo

GRAVE: Com cidades já alagadas em SC, chuva intensa coloca estado em alerta até sábado

Chuvas já causaram vendavais, destelhamento, alagamentos, enxurrada e transformaram ruas em rios entre a noite de quarta e manhã de quinta-feira (16)

Copia de design horizontal 2023 11 16T111415.269 Visor Notícias
Foto: Reprodução

Santa Catarina está sob alerta devido à previsão de chuvas intensas, que podem resultar em acumulados de até 250 milímetros e aumentar o risco de alagamentos até sábado, como informado pela Defesa Civil. A situação é causada pela chegada de uma frente fria do Sul, que se encontra com o fluxo de calor e umidade vindo da Amazônia.

Desde a madrugada de quinta-feira, as chuvas começaram a atingir o estado e devem se intensificar nas regiões do Norte. Com a previsão de que a precipitação se fortaleça entre a manhã e a tarde de sexta-feira, espera-se que continue durante o sábado.

Os volumes de chuva esperados são significativos, com o Planalto Sul e o Litoral Sul podendo registrar até 250 milímetros. No Grande Oeste, Grande Florianópolis e no Vale do Itajaí, os volumes podem variar entre 150 e 200 milímetros, enquanto nas outras regiões do estado, os acumulados previstos ficam entre 60 e 120 milímetros.

Imagem do WhatsApp de 2023 11 16 as 08.01.39 f7e310a7 1 Visor Notícias

Acompanhados por raios e rajadas de vento, com a possibilidade de queda de granizo, os temporais podem causar alagamentos e enxurradas pontuais. O mapa da Defesa Civil indica um risco alto para as áreas em laranja e um risco moderado para as áreas em amarelo.

Apesar das chuvas manterem as temperaturas amenas até sexta-feira, a previsão é de que o sol retorne no sábado, elevando as temperaturas para máximas de até 30°C, tendência que pode continuar até o domingo.

Cidades alagadas

Santa Catarina enfrentou uma série de eventos climáticos extremos, com um forte temporal atingindo várias regiões do estado entre a noite de quarta-feira (15) e a madrugada de quinta-feira (16). Guaraciaba, no Oeste, viu sua Igreja Matriz ser devastada por um vendaval, enquanto em Seara, também no Oeste, as ruas foram tomadas por alagamentos.

Na cidade de Guaraciaba, o vendaval desencadeado pelo temporal derrubou o telhado da Igreja Matriz, além de causar estragos por todo o município. Apesar dos danos materiais extensivos, relatados pelo prefeito Vandecir Dorigon, não houve feridos, desalojados ou desabrigados. A prefeitura está avaliando o custo dos prejuízos.

Em Seara, a prefeitura divulgou imagens da inundação que assolou o município na manhã de quinta-feira, após as fortes chuvas. As águas tomaram as ruas, deixando a cidade em estado de alerta. Ainda não se tem um relatório completo sobre os danos causados pela chuva.

Vidal Ramos, localizada no Alto Vale do Itajaí, também sofreu com os efeitos do temporal, resultando em alagamentos significativos que afetaram moradias e levaram ao arrastamento de veículos. A Defesa Civil do município está monitorando a situação e registrando as ocorrências.

O município de Erval Velho, que já havia sido afetado por alagamentos há um mês, vivenciou uma situação semelhante nesta quinta-feira. A prefeitura está em processo de contabilizar os estragos provocados. As cidades de Joaçaba e Concórdia também estão enfrentando alagamentos, após rios transbordarem e inundarem o centro das cidades, assim como o município de Zortéa, na Região Oeste de SC, também sofre com as fortes chuvas na região.

Veja vídeos

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Tempo

VÍDEO: Tornados atingem Estados Unidos e deixam rastro de destruição

Onda de tornados destruiu centenas de edificações e deixou vários feridos

Tempo

Massa de ar quente provoca calorão em SC; temperatura pode chegar aos 36ºC neste sábado

Calor antecede uma frente fria que atua no Rio Grande do Sul, que só deve começar a se manifestar na próxima semana

Tempo

Temperaturas oscilam e chuvas marcam o fim de semana em Santa Catarina

Mudança climática está prevista para domingo com queda de temperatura e chuvas intensas

Tempo

Anticiclone deve atingir o país nos próximos dias

O fenômeno deve ganhar força no final de abril e início de maio

Mais notícias

Geral

Ninguém acerta as seis dezenas da Mega-Sena 2718

Prêmio acumulado pagará R$ 6,5 milhões nesta terça-feira (30)