Na manhã desta quinta-feira (11), o interior de Guatambu registrou granizo e trovoadas fortes, resultando em queda na temperatura, que atingiu 7ºC.
Segundo informações do meteorologista Piter Scheuer, internautas também reportaram granizo no interior de Lages, cujas imagens do fenômeno foram compartilhadas através das redes sociais. De acordo com dados do Climatempo, a manhã em Lages começou com 5ºC.
Foto: Piter Scheuer / via InstagramFoto: Piter Scheuer / via Instagram
Causas meteorológicas
Ainda de acordo com Piter, essas condições extremas são resultado do aprofundamento de um cavado atmosférico e do intenso escoamento baroclínico nos níveis intermediários de 500 hPa. Essas formações meteorológicas contribuíram para a instabilidade e os eventos climáticos severos na região.
Foto: Piter Scheuer / via Instagram
Serra catarinense está em alerta para neve e chuva congelada até sexta
Em uma madrugada gelada nesta quinta-feira (11) várias cidades da Serra Catarinense experienciaram temperaturas negativas, com Bom Jardim da Serra atingindo mínimas de -1,2°C às 4h. Urupema e São Joaquim também enfrentaram o frio extremo, registrando -0,63°C e -0,26°C, respectivamente.
Desde terça-feira, a região está sob alerta para possíveis fenômenos de chuva congelada e neve, segundo informações da Epagri/Ciram. Este aviso se estende até a madrugada de sexta-feira, principalmente nas áreas elevadas do Planalto Sul, que incluem Lages, Urupema, Urubici, São Joaquim e Bom Jardim da Serra.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:
Emanuele Azevedo
Emanuele Vitória Azevedo Dutra é estudante de Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí. Atua como assistente na redação do Visor Notícias.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Criminosos instalavam barricadas na via para dificultar a entrada de viaturas, ambulâncias e serviços essenciais, como coleta de lixo e socorro emergencial
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade