Uma força-tarefa entre biólogos, Ibama, equipes da R3 Animal, Polícia Militar Ambiental e pescadores, foi montada para ajudar a manter viva a baleia jubarte, encontrada encalhada na praia da Lagoinha, na região de Ponta das Canas, em Florianópolis. Em função da maré baixa, ainda não foi possível fazer o desencalhe. Por conta disso, os envolvidos se revezam para manter o animal molhado. A baleia foi encontrada durante a noite de terça-feira (2) pelos pescadores. A ocorrência chegou a ser transmitida ao vivo por eles, enquanto aguardavam socorro.
No início da tarde desta quarta, dois barcos de pesca e um barco de uma empresa de passeios marítimos vão tentar auxiliar no desencalhe da baleia. Segundo as equipes, trata-se de um filhote de nove metros de comprimento da espécie Jubarte. O sexo do animal ainda não confirmado. De acordo com a Polícia Militar Ambiental, é comum a presença dessa espécie no litoral catarinense nesta época. No entanto, não é recorrente o encalhe desses animais. A suspeita é de que o filhote tenha se perdido da mãe durante a travessia. Para a remoção do animal será utilizado um kit de desencalhe de baleia, que conta com uma corda especial para amarrá-la sem trazer danos.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.