Em resposta às fortes chuvas que atingem Santa Catarina, o governador Jorginho Mello determinou a reativação do Centro Integrado de Operações (CIOP) da Defesa Civil estadual neste domingo, (19). O centro tem a função de monitorar e coordenar as ações de resposta às emergências decorrentes das chuvas que já afetaram 20 municípios no estado.
Em Rio do Sul, uma das cidades mais atingidas, foram registrados 154 milímetros de chuva em apenas 24 horas, resultando em alagamentos e deixando 467 pessoas desabrigadas. A cidade registrou níveis críticos de água, com previsões indicando que o rio poderia atingir entre 8,5 e 9 metros, afetando significativamente a população local.
O CIOP, situado no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), é uma infraestrutura vital para a coordenação de esforços em situações de emergência. Equipado com bancadas de trabalho, telões e uma mesa tática, o centro permite uma visão situacional clara das ocorrências e das previsões de cenários futuros, facilitando o planejamento de envio de recursos e ações.
Segundo o coronel Laureano, diretor de Gestão de Desastre da Defesa Civil, a ativação do CIOP foi crucial para aumentar o nível de mobilização e garantir assistência adequada aos municípios afetados.
Com a frente fria se afastando em direção ao Paraná e ao oceano, a previsão é de diminuição na intensidade das chuvas, com possibilidade de chuva fraca ou garoa em áreas do Vale do Itajaí, Litoral Norte e região da Grande Florianópolis na manhã de domingo. A segunda-feira, 20 de maio, promete tempo firme e sol em todas as regiões catarinenses.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, decretou luto oficial de três dias no estado em homenagem ao papa Francisco, que morreu nesta segunda-feira (21)
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade