keyboard_backspace

Página Inicial

Coronavírus

Governo discute retomada de eventos em SC com regras especiais contra Covid-19; veja detalhes

Governador de SC anunciou que serão realizados eventos testes

evento reino unido Visor Notícias
Foto: The Sun/ Divulgação

O Grupo de Trabalho (GT) que discute a retomada de eventos no estado avança na criação de um protocolo. Nesta quinta-feira, 10, o comitê, formado pela Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), Secretaria de Estado da Saúde e representantes de entidades do segmento, teve mais uma reunião, desta vez virtual. Com o objetivo de realizar eventos testes, os representantes envolvidos na conversa foram apresentados à empresa responsável pela plataforma de rastreabilidade que está em contratação pela Santur.

A realização de eventos testes foi anunciada pelo governador Carlos Moisés como uma possibilidade para o segundo semestre, já que a vacinação tem avançado no estado e há a previsão de vacinar toda a população adulta até o fim de outubro.

A Smart Track, empresa de Florianópolis, apresentou detalhes de como funcionará a plataforma que estará conectada ao ‘Evento Seguro’ durante a retomada das atividades do setor no Estado. Dentro das funcionalidades da plataforma, basicamente, o usuário que estiver presente em um evento realizará um ‘check-in’ e, conectado diretamente com a SES, será notificado caso tenha estado próximo de alguém positivado com o coronavírus.

Ainda em processo de contratação, a empresa realizará, juntamente com o segmento de eventos e também a Santur e a Saúde, os ajustes necessários para o aperfeiçoamento até o momento dos eventos-testes.

“Estamos avançando de forma conjunta, como deve ser, com todos os cuidados possíveis. Estamos juntos da Saúde e, em breve, com a UFSC, para nos cercar o máximo possível durante esses eventos-testes. Essa é uma prioridade da Santur e também do governador Carlos Moisés, que deseja retomar esses eventos para beneficiar o turismo e também a nossa economia”, comentou o presidente interino da Santur, Renê Meneses.

Além disso, um Termo de Cooperação será formalizado pelo Governo do Estado para poder contar com a expertise científica da Universidade Federal do Estado de Santa Catarina (UFSC) ao longo de todo o processo dos testes: pré, durante e pós.

Vale destacar que a realização dos eventos testes dependem do panorama da pandemia no Estado. Ao todo devem ser cinco testes: um congresso, um evento cultural, uma feira e um jantar e uma atividade esportiva.

Sobre o protocolo

Dentro das exigências do protocolo que está em formulação pelo grupo, estão previstas para a realização do evento a obrigação da comprovação da vacinação, apresentação do exame antígeno nas 24h anteriores, uso de máscara (N-95 ou PFF2), assinatura de termo de consentimento, distanciamento (que pode variar de acordo com o evento) e teste antígeno pós-evento.

Presentes na reunião

Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), Secretaria do Estado da Saúde (SES) e Vigilância Epidemiológica do Estado.

Das entidades, estavam representadas na reunião a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc-SC), Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape-SC), União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios (Ubrafe), Federação dos Convention & Visitors Bureau de Santa Catarina, Floripa Convention/Fortur, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-SC), Senac, Fecomércio-SC e Associação Brasileira de Corridas de Rua e Esportes Outdoor (Abraceo).

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Coronavírus

Marina Silva continua internada para tratamento de Covid-19

Ministra deu entrada no hospital no último sábado

Coronavírus

OMS decreta fim da pandemia de Covid-19

Mundo acumulou 765 milhões de casos da doença e 6,9 milhões de mortes em pouco mais de três anos

Coronavírus

Centro de Testagem para Covid-19 de Itajaí terá horário de atendimento ampliado

A partir de segunda-feira (28), o serviço, que fica ao lado do Laboratório Municipal, irá atender 24 horas por dia

Coronavírus

Casos graves de Covid-19 crescem em todo o país

Ao todo, já foram registrados no país 267.226 casos de SRAG em 2022

Coronavírus

Balneário Camboriú recebe vacinas contra a Covid-19

Frascos de Pfizer recebidos serão destinados às doses de reforço de gestantes, puérperas e adolescentes de 12 a 17 anos de idade

Mais notícias

Política

Número de jovens aptos a votar aumenta em 50% desde a última eleição em SC

Estatística vinha caindo desde as eleições municipais de 2012

Geral

Reforma Tributária zera impostos em 15 itens da cesta básica

Outros 14 alimentos terão alíquota reduzida em 60%