O Governo de Santa Catarina e o Porto Itapoá assinarão, na próxima sexta-feira (21), um contrato inédito de Parceria Público-Privada (PPP) para a dragagem e aprofundamento do canal de acesso à Baía da Babitonga. O evento ocorrerá no Porto Itapoá, às 14h, com a presença do governador Jorginho Mello e marcará um avanço na infraestrutura portuária do estado. Na ocasião, também será lançado o edital para a escolha da empresa responsável pela execução do projeto.
Com um investimento estimado em R$ 300 milhões, a obra permitirá a atracação de navios de 366 metros de comprimento, tornando a Baía da Babitonga o primeiro complexo portuário do Brasil a operar embarcações desse porte com carga máxima. A iniciativa fortalece a competitividade dos portos catarinenses e impulsiona o desenvolvimento econômico da região. Além disso, os sedimentos retirados na dragagem serão utilizados para a recuperação das praias de Itapoá, ampliando a faixa de areia e beneficiando o turismo e a proteção costeira.
O projeto, que teve participação da Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) e da Secretaria da Fazenda, é pioneiro no Brasil e pode servir de modelo para o sistema portuário nacional. De acordo com o secretário da SPAF, Beto Martins, a parceria entre o setor público e privado reforça a importância estratégica da Baía da Babitonga para o desenvolvimento logístico de Santa Catarina.
A obra aumentará a profundidade do canal de 14 para 16 metros, permitindo a entrada de embarcações maiores e elevando a capacidade operacional dos portos da Babitonga de 10 mil para 16 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés).
Atualmente, o Complexo Portuário da Baía da Babitonga responde por mais de 60% da movimentação portuária de Santa Catarina. O Porto de São Francisco do Sul registrou 17 milhões de toneladas movimentadas em 2024, enquanto o Porto Itapoá atingiu 1,2 milhão de TEUs, um crescimento de 19% em relação ao ano anterior. As obras devem começar em 2025, com previsão de conclusão para 2026.
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