keyboard_backspace

Página Inicial

Educação

Governo de SC corta 83% do número de Bolsa-Estudante para 2023

O número de beneficiários passou de até 60 mil para apenas 10 mil estudantes do Ensino Médio e EJA

bolsa estudante
Ricardo Wolffenbüttel/ SECOM

Nesta sexta-feira (24), o governo de Santa Catarina publicou o novo edital do Bolsa-Estudante para o ano letivo de 2023. O projeto, que visa combater a evasão escolar, prevê o pagamento de um valor a estudantes de Ensino Médio e da Educação de Jovens Adultos da rede pública estadual de ensino.

O edital, o primeiro lançado na atual gestão, manteve a maior parte do modelo implementado em 2022, mas com uma mudança significativa: o número de bolsas disponíveis foi reduzido em 83%, passando de até 60 mil para apenas 10 mil.

A Secretaria de Estado da Educação (SED) afirmou, em nota, que as bolsas serão destinadas aos estudantes que mais precisam, de acordo com as informações do Cadastro Único do Governo Federal. O texto também informa que a distribuição das bolsas está de acordo com as contas do Governo do Estado.

O edital de 2023 justifica a limitação das bolsas com base em questões financeiras: “O número total de bolsas concedidas para o ano de 2023 será de 10.000 (dez mil) bolsas, vagas correspondente ao orçamento disponível para este fim, considerando o valor total anual a ser pago a cada beneficiário”.

Os valores das bolsas permanecem os mesmos, sendo que cada beneficiado receberá até R$ 6.250,00 anualmente, divididos em 11 parcelas. Para se qualificar para o recebimento, o estudante deve cumprir uma série de critérios, incluindo renda.

A família e/ou o estudante devem estar cadastrados no Cadastro Único do governo federal, assim como ocorreu em 2022. Se um estudante for reprovado, ele não poderá receber a bolsa nos anos seguintes. Com a publicação do edital, o novo modelo já está em vigor no estado.

Para a definição dos beneficiários, haverá uma classificação em uma única lista, com base na renda bruta per capita do grupo familiar em ordem crescente, utilizando informações da última versão do Cadastro Único do ano anterior, sem distinção de série escolar ou modalidade de ensino em que o estudante está matriculado. Em caso de empate, critérios específicos de desempate serão aplicados.

A SED publicará a lista de beneficiários no site oficial da pasta.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Educação

Alunos da oficina de língua italiana da Secretaria da Pessoa Idosa de BC irão viajar para a Itália

O grupo participará de atividades culturais e educacionais na cidade de Castelraimondo, sede da escola Scuola di Campus Magnolie

Educação

Santa Catarina amplia ações de educação ambiental nas escolas

Projeto buscar alcançar 67 mil alunos com ações educativas para preservar água, mar e combater a poluição

Educação

Inscrições para o Universidade Gratuita terminam na próxima quarta-feira

Programa oferece auxílio financeiro a estudantes de instituições comunitárias de SC

Educação

Estudantes já podem pedir isenção da taxa de inscrição do Enem 2025

Solicitações devem ser feitas até 25 de abril na Página do Participante

Educação

SC abre 4,7 mil novas vagas em cursos do programa Catarinense Técnico

Programa atende estudantes do ensino médio da rede estadual

Mais notícias

Segurança

Homem é picado por serpente venenosa enquanto roçava terreno em SC

Vítima foi levada ao hospital com fortes dores e segue internada

Trânsito

Movimento intenso causa lentidão na BR-101 em Itapema

Há filas de aproximadamente 12 quilômetros entre Itapema e Balneário Camboriú