O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), anunciará nesta quarta-feira (2) em Itajaí, a autorização para iniciar os estudos ambientais e o projeto executivo de dragagem à montante do Rio Itajaí-Açu, entre Itajaí e Navegantes.
Esta região, localizada acima dos grandes portos, abriga diversos terminais portuários e estaleiros, incluindo o estaleiro responsável pela construção das fragatas bilionárias da Marinha do Brasil.
O projeto de dragagem possui duplo propósito: econômico e de segurança. O objetivo econômico é potencializar a atividade de navegação para os empreendimentos situados rio acima, enquanto a meta relacionada à proteção e defesa civil foca no aumento do escoamento do Rio Itajaí-Açu para mitigar os riscos associados às frequentes cheias na região.
O investimento do Estado no projeto é de R$ 820 mil, com a previsão de que os estudos e o projeto executivo sejam concluídos em março de 2025.
Com informações da colunista Dagmara Spautz, do NSC.
*Supervisionado por Everton Palaoro
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.