O Governo de Santa Catarina realizou um levantando sobre a capacidade dos cemitérios e necrotérios de hospitais em todo o Estado, após o aumento de casos e mortes por causa da Covid-19. Conforme noticiou o Diário Catarinense, o pedido de informações foi enviado pela Diretoria de Vigilância Sanitária a todas as regionais de Saúde.
Ainda, segundo a reportagem do Diário, os e-mails foram encaminhados no início da tarde de terça-feira (09). No caso dos necrotérios em hospitais, o texto citava a “eventual necessidade” do Estado contratar um suporte “em consequência do aumento de óbitos por Covid-19”. O pedido foi feito com urgência, solicitando retorno dos diretores de hospitais até quarta-feira (10).
O segundo levantamento, sobre a capacidade dos cemitérios, não cita urgência e pede retorno dos municípios até o dia 22. O e-mail relata que a necessidade de um levantamento sobre “a atual capacidade e também a saturação dos cemitérios” foi apontada em uma reunião do COES (Centro de Operação de Emergências em Saúde). A mesma justificativa sobre “o crescente número de casos/óbitos” pelo coronavírus é apresentada.
Em nota enviada à reportagem, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou o levantamento e disse e que se trata de uma informação sanitária “que o Estado precisa ter”, e que as regionais de saúde devem responder aos questionamentos nos próximos dias. Nos últimos dias Santa Catarina tem registrado o maior volume de mortes por Covid-19 desde o início da pandemia.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.