keyboard_backspace

Página Inicial

Coronavírus

Governador segue para Chapecó em meio à crise do sistema de saúde

A agenda do governador prevê uma visita ao Hospital Regional do Oeste, o maior da região, no início da tarde

16134760818740 Visor Notícias
Divulgação/Julio Cavalheiro/Secom

O governador Carlos Moisés da Silva chegará no início da tarde desta terça-feira (16) a Chapecó para tratar de ações emergenciais contra a Covid-19. Ele se junta aos secretários Eron Giordani (Casa Civil) e André Motta Ribeiro (Saúde) que desde domingo buscam soluções para o aumento dos casos e ocupação de leitos de UTI na região Grande Oeste.

Segundo o último boletim da Secretaria de Estado da Saúde, a região tinha 97,4% de ocupação dos leitos de UTI adultos, mais de dois terços por causa da Covid. Entre outras ações, o Estado trabalha pela abertura de mais leitos e também na transferência de pacientes (ao todo, pelo menos 45 pessoas foram levadas para tratamento em outras regiões). A taxa de ocupação geral em Santa Catarina é de 81,5%.

Na região, dois hospitais estão com 100% de ocupação: Hospital Regional São Paulo, de Xanxerê, e Hospital Terezinha Gaio Baso, em São Miguel do Oeste. O Hospital Regional do Oeste, em Chapecó, está com 91% de ocupação.

A agenda do governador prevê uma visita ao Hospital Regional do Oeste, o maior da região, no início da tarde. Na sequência, o governador fará uma reunião com prefeitos, lideranças locais e secretários de Estado no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres Regional de Chapecó (Cigerd). O presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal (MDB), também já confirmou presença.

Reforço

O secretário da Saúde, que está na cidade desde segunda, explicou que inicialmente foi traçado um diagnóstico do cenário da doença na região, além do reforço do apoio estadual. “Nossa prioridade é aumentar o número de leitos e melhorar processos relacionados ao enfrentamento da pandemia, como diagnóstico precoce qualificado, tratamento imediato dos pacientes, monitoramento e rastreabilidade”, afirmou o secretário.

Motta Ribeiro acrescentou que é preciso fortalecer a rede hospitalar regional com uma ação mais próxima da regulação estadual com atenção especial às demandas da região. “Quanto mais adequado o diagnóstico e eficaz o tratamento menor é a possibilidade do paciente evoluir para necessidade do uso de UTI. Estamos aqui para trazer a estrutura do Estado, para somar esforços para mitigar o sofrimento”, acrescentou.   

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Coronavírus

Marina Silva continua internada para tratamento de Covid-19

Ministra deu entrada no hospital no último sábado

Coronavírus

OMS decreta fim da pandemia de Covid-19

Mundo acumulou 765 milhões de casos da doença e 6,9 milhões de mortes em pouco mais de três anos

Coronavírus

Centro de Testagem para Covid-19 de Itajaí terá horário de atendimento ampliado

A partir de segunda-feira (28), o serviço, que fica ao lado do Laboratório Municipal, irá atender 24 horas por dia

Coronavírus

Casos graves de Covid-19 crescem em todo o país

Ao todo, já foram registrados no país 267.226 casos de SRAG em 2022

Coronavírus

Balneário Camboriú recebe vacinas contra a Covid-19

Frascos de Pfizer recebidos serão destinados às doses de reforço de gestantes, puérperas e adolescentes de 12 a 17 anos de idade

Mais notícias

Política

Número de jovens aptos a votar aumenta em 50% desde a última eleição em SC

Estatística vinha caindo desde as eleições municipais de 2012

Geral

Reforma Tributária zera impostos em 15 itens da cesta básica

Outros 14 alimentos terão alíquota reduzida em 60%