O governador Carlos Moises negou esta noite (4) durante entrevista coletiva, que Santa Catarina seja o próximo local crítico do coronavírus no Brasil. Ele contestou as informações divulgadas na manhã de hoje por meios de comunicação de São Paulo. Segundo ele, mesmo que os dados possam ter sido fornecidos por técnicos do ministério, a informação não reflete a realidade.
Para o governador, “essa informação não é verídica”. Moisés garantiu que o Estado tem o controle dos números da pandemia em seu território e que os “resultados são bons, como temos passado aqui todos os dias”. Ele ainda colocou em dúvida fonte dos dados usados na pesquisa. “O ministério da saúde não nos confirmou esses dados. Eles podem ter sido divulgados por algum veículo de comunicação”, continuou.
Embora ele diga que a situação esteja sobre controle, segundo uma análise da Univali Universidade do Vale do Itajaí, em uma semana, houve um incremento de 88,4% de casos em Santa Catarina e de 21% de óbitos. Atualmente, 135 municípios já possuem casos da doença, o que significa que a cada 2,1 municípios do Estado, um já possui pelo menos um acometimento do vírus (45,7% dos municípios catarinenses). Quanto as questões de gênero, mulheres estão sendo mais acometidas. Do total, 55,6% dos casos são de mulheres e 44,4% são de homens – tal fato decorreu em todo o mês de abril e início de maio. A faixa de idade com maior acometimento da Covid-19 segue entre 30 e 39 anos com 25% dos casos (632 casos).
Sobre a evolução da doença nas duas últimas semanas, o estudo da Univali alerta que, na região do Grande Oeste houve um incremento de 1.047% dos casos, com destaque para o município de Chapecó que teve um aumento de 2.450% de casos e, em uma semana, o número de casos aumentou em 595,4%. Neste setor geográfico, também ocorreu um incremento de 171% de municípios infectados com o novo coronavírus Ainda segundo o Estado, os dados podem ter sido inseridos em outra plataforma, o que justifica a discrepância dos números em relação ao que vem sendo divulgado por meio do site oficial sobre o coronavírus mantido pelo governo: acesse
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.