keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Governador Carlos Moisés defende pressão contra a imprensa – Entidades e lideranças reagem

Declarações foram feitas em live com empresários

Lideranças políticas e entidades ligadas à imprensa e à liberdade de expressão saíram em defesa dos meios de comunicação de Santa Catarina, depois que o governador Carlos Moises (PSL) defendeu, em uma live com empresários, que eles pressionassem a imprensa do Estado, inclusive  financeiramente, para censurar e cercear o acesso à informação de veículos e jornalistas. 

Nota de repúdio foi emitida pela Associação Catarinense das Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert).A entidade considera que esse tipo de manifestação demonstra, por parte do governante, um total desconhecimento do papel da imprensa, que tem a obrigação de divulgar toda e qualquer informação que for de interesse público e para o bem da sociedade. “Reforçamos ainda que o segmento não mediu esforços, desde o início da pandemia, para levar a informação precisa aos catarinenses, reforçando os protocolos de segurança das autoridades de saúde e dando ampla divulgação, principalmente, aos esforços do Governo do Estado no combate à COVID-19, que teve horas exposição na programação das principais emissoras de Santa Catarina”.

A Acaert também disse que “Surpreende-nos, portanto, o conteúdo dessas declarações pelo tom de ameaça e as insinuações autoritárias, uma vez que o próprio mandatário elogiou e agradeceu publicamente por diversas vezes em coletivas de imprensa a cobertura profissional que vem sendo feita pelos mesmos veículos que hoje ele pede que sejam responsabilizados por fazerem justamente aquilo que é obrigação, informar a população. Esperamos que prevaleça o respeito com o segmento da comunicação e com a democracia, na qual a liberdade de imprensa é um direito inegociável e não pode sofrer qualquer tipo de pressão ou insinuação por parte de quem quer que seja. Como proferiu a suprema corte americana ao absolver os jornais que divulgaram documentos secretos: “A imprensa deve servir aos governados, não aos governantes””.

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) considerou inaceitável a tentativa do governador de Santa Catarina de cercear a liberdade de imprensa por meio da pressão econômica. A manifestação da entidade foi feita no final da tarde desta sexta-feira, por rede social, motivada por uma declaração do governador a um grupo de empresários.

O presidente San Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú, Omar Tomalih, disse que atônito as declarções de Moisés. Segundo ele, se não fosse o trabalho investigativo da imprensa, os cidadãos, “não saberíamos dessa tentativa desastrosa que praticamente jogou fora R$ 33 milhões dos cofres públicos. Me causa incredulidade que nosso governador teve a audácia de sugerir aos empresários, que usassem seu poder de investimento de mídia em veículos de comunicação, para cercear a imprensa de Santa Catarina. A liberdade de imprensa é imprescindível numa sociedade democrática como a nossa. Eu repudio totalmente qualquer tentativa de calar a imprensa e infelizmente governador Moisés, o senhor tem muitas contas a prestar ao cidadão e a cidadã catarinense que em 2018, confiou o voto em sua pessoa”.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Política

Eduardo Leite é lançado pré-candidato à Presidência pelo PSD

Governador do RS se filia ao PSD e é anunciado como pré-candidato ao Planalto em 2026; Saída do PSDB ocorre após 24 anos de trajetória no partido

Política

INSS notificará vítimas de descontos indevidos a partir da próxima terça-feira

Mais de 9 milhões de beneficiários devem confirmar se autorizaram os débitos; devolução dos valores ainda não tem data definida

Política

Câmara aprova urgência para ampliar número de deputados

Projeto prevê criação de 18 novas cadeiras na Câmara, sem impacto orçamentário, segundo o relator; votação pode ocorrer a qualquer momento

Política

Câmara pode votar urgência para ampliar número de deputados

Projeto atende decisão do STF que exige redistribuição das cadeiras conforme dados populacionais do Censo 2022

Política

Projeto que proibia nudismo em praias de SC é arquivado na Alesc

Relator citou decisão do STJ para defender regulamentação da prática em locais específicos

Mais notícias

Segurança

Identificados os irmãos que morreram em grave acidente na BR-280 no dia do aniversário da mãe

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, os dois estavam em uma moto quando foram atingidos por um carro no Planalto Norte de SC

Segurança

Homem sofre mal súbito em posto de combustíveis em Itapema

A vítima foi levada ao hospital na manhã desta terça-feira (13) e, durante o trajeto, sofreu uma parada cardíaca