Goio-Ên é a atração turística no Oeste catarinense, com muitas atividades para você curtir a sua viagem ao máximo.
Fonte: Divulgação
Goio-Ên é um distrito de Chapecó, no Oeste catarinense. Localizado na zona sul, no interior do município, foi um dos primeiros povoados na formação da cidade. A localidade reúne uma série de atrações e é ponto turístico tanto para a população quanto para visitantes.
Traduzido do tupi-guarani, Goio-Ên significa “muita água” ou então “o que vem do rio fundo”. O local faz jus ao nome, já que é banhado pelo extenso e caudaloso Rio Uruguai, que faz a divisa de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul.
O rio que antes corria pela localidade foi represado para a construção da Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó, instalada entre a cidade catarinense de Águas de Chapecó e a gaúcha Alpestre. Ao todo 12 municípios, seis de Santa Catarina e seis do Rio Grande do Sul, tiveram áreas alagadas para a formação do reservatório da usina.
O nível das águas subiu 12 metros e parte da comunidade de Goio-Ên teve de ser realocada por conta da obra. No local onde hoje é o complexo turístico já existia uma marina, o Iate Clube e outras atrações somaram-se a eles.
Além da rica beleza natural, localizado em um vale rodeado por montes e pelo planalto verde, Goio-Ên oferece diferentes atrativos turísticos. Um deles é uma viagem de tirolesa que leva o visitante ao Rio Grande do Sul em apenas um minuto.
Atrativos para conhecer no Goio-Ên
Que tal ir até o Rio Grande do Sul em apenas um minuto, a 120 metros de altura, passando por cima do Rio Uruguai? A tirolesa interestadual percorre um trajeto de 1.300 metros de extensão.
O visitante é todo equipado para a aventura no pórtico náutico de Goio-Ên. Depois disso, ele segue de carro até a cidade gaúcha de Erval Grande, a cinco quilômetros, e é de lá que ele pega a tirolesa até Chapecó. O passeio funciona de terça-feira a domingo, das 9 horas até o anoitecer e custa R$ 60 por pessoa.
Outra possibilidade é curtir a beleza dos montes verdes e do rio navegando por ele. Há lanchas para serem alugadas no Goio-Ên, com opções de equipamentos como geladeira, churrasqueira e som para curtir o dia inteiro ou apenas para passear por 40 minutos. Em ambos os casos, a lancha percorre os arredores do complexo Goio-Ên e coloca o turista em intenso contato com a natureza.
No caso de quem gosta de mais adrenalina, pode optar pelo flyboard. Já ouviu falar? É uma prancha que fica presa nos pés do praticante e é conectada a uma embarcação por meio de uma mangueira. Uma turbina faz com que o jato de água seja liberado e a pessoa pode subir até sete metros de altura, erguida pela água. Os “vôos” duram 30 minutos.
No Goio-Ên tem também boa gastronomia. O restaurante Capitão do Porto, instalado no local, oferece diferentes opções de pratos com massas, carnes e risotos.
Para quem quer apenas petiscar alguma porção e tomar uma cervejinha de frente para o “mar do Oeste”, o lago do Rio Uruguai também encontra por lá. Por fim, outra atração é a prainha do Goio-Ên, uma pequena faixa de areia artificial em frente ao Rio Uruguai que oferece aos chapecoenses e visitantes uma sensação praiana.
Como chegar no Goio-Ên
O complexo turístico Goio-Ên fica a cerca de 27 quilômetros do Centro de Chapecó. O acesso até lá pela SC-480, em via toda asfaltada. Há placas indicativas pelo caminho.
O que fazer em Chapecó?
No próprio distrito de Goio-Ên, a cerca de 11 quilômetros de onde ficam os atrativos turísticos, está um ótimo roteiro para quem quer ampliar ainda mais o contato com a natureza. Trata-se da Trilha do Pitoco. O caminho tem aproximadamente dois quilômetros de extensão e termina em um recanto ecológico.
Ao longo do percurso, o visitante é presenteado com seis cachoeiras que variam de cinco a 50 metros de altura. As quedas d’água despencam de formações rochosas, em meio a vegetação exuberante. Algumas delas formam, inclusive, piscinas naturais onde é possível se refrescar no verão.
Outro espaço ao ar livre para curtir Chapecó é o Ecoparque, uma área de 2,5 mil metros quadrados instalada no bairro Passo dos Fortes. Além do espaço verde com árvores nativas, o local conta com pista de caminhada, academia ao ar livre, parque infantil, decks de convivência, além de dois lagos com chafariz.
Para conhecer a história de Chapecó, vale visitar os museus da cidade. No Museu da Colonização, o turista fica sabendo como foi o processo de formação do povoado, os primeiros habitantes e o desenvolvimento do município.
A história dos indígenas que habitaram a região, das etnias kaingang e guarani mbya, pode ser conhecida no Museu Antônio Selistre de Campos (MASC). Já o Museu de História Arte de Chapecó (MHAC) possui um acervo de objetos históricos, artísticos, etnográficos e antropológicos da produção cultural da região Oeste de Santa Catarina.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade